Quem é capaz de destruir o Homem de Aço?

O personagem de Superman tem um problema muito difícil de ser resolvido: ele é invencível. Não existe arma, inimigo ou força no planeta Terra capaz de machucá-lo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

YouTube
batman superman
1 de 1 batman superman - Foto: YouTube

ATENÇÃO: Esse post discute livremente “Watchmen”, “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça” e “O Homem de Ferro”

“Batman vs. Superman: A Origem da Justiça”, que estreia nesta quinta-feira (24/03), terá os dois maiores super-heróis dos quadrinhos dividindo a tela. Mas não é necessário ser vidente para prever este roteiro: os dois vão começar brigados até precisarem unir as forças para combater uma outra ameaça e assim reconhecerem a importância um do outro.

Como se coloca um ser alienígena invulnerável a qualquer força terrestre para brigar com um reles mortal dentro de uma armadura? No YouTube existe até uma análise científica sobre a força de um só soco do Homem de Aço. Além disso, o estúdio Warner Brothers, responsável pelo lançamento, já revelou que este filme é o ponto de partida da Liga Justiça, uma força tarefa de super-heróis em que Batman e Superman são aliados.

Divulgação


A era das franquias
Em 2008, os estúdios Marvel lançaram um dos mais ambiciosos projetos da história cinematográfica com a realização de “Homem de Ferro” (foto acima). Se o filme decolasse, a Marvel daria a luz-verde para o que seria chamado de Marvel Cinematic Universe (MCU), ou “Universo Cinematográfico Marvel”. Até 2019 serão 23 filmes, 19 com nomes de um só super-herói e quatro com o nome dos Vingadores, uma força-tarefa de super-heróis em que todos são aliados. Os 12 filmes lançados até o fim de 2015 já renderam U$ 3.594.222.72, uma média de 299.5 milhões por filme. Sucesso absoluto.

A DC Comics, dona de Batman e Superman, é a maior concorrente da Marvel, e até 2008 seus filmes faziam mais sucesso no cinema, carregados pelos dois nomes principais da marca. Aconchegados, não viram o futuro e continuam sem seu próprio estúdio de filmes, e sem seu próprio universo cinematográfico.

Sem uma visão em conjunto, cada super-herói saiu de um jeito. Batman foi comandado por Christopher Nolan, Superman por Bryan Singer e Lanterna Verde por Martin Campbell. Só decidiram correr atrás e juntar tudo em 2013, e o filme desta semana é a tentativa real de criar um projeto unificador.

Divulgação


O problema de ser super
O personagem de Superman tem um problema muito difícil de ser resolvido: ele é invencível. Não existe arma, inimigo ou força no planeta Terra capaz de machucá-lo.  A única substância a qual é vulnerável é a kriptonita, resquício de seu planeta de origem.  Assim, toda vez que é confrontado por um terráqueo, a trama tem de girar em torno do mesmo ponto: a aquisição desta pedrinha verde.

No cinema, seu maior inimigo foi o General Zod, que é seu conterrâneo e por isso tem os mesmos poderes que ele. Nos quadrinhos, Superman luta com alienígenas e seres de outras dimensões. É uma ginástica de criatividade tão estranha que Superman teve até de visitar um lugar chamado “Mundo Bizarro”.

Não esqueci do terráqueo Lex Luthor, sempre tramando nas beiradas, mas de jeito cômico. Gene Hackman (foto acima) e Kevin Spacey viveram Luthors debochados, que não precisam ser levados a sério. Isso coube perfeitamente com os filmes de Christopher Reeve, mais preocupados com entretenimento do que com profundidade, e foi um dos problemas do filme de Bryan Singer, que tentou se aprofundar em drama. No filme atual, Jesse Eisenberg parece adotar também um vilão extravasado e cômico.

No caso de Batman vários inimigos vêm à cabeça: Coringa, Pinguim, Mulher-Gato, Bane, Charada, Duas-Caras, Espantalho… e esses são os que todos conhecem.

“Watchmen” previu
Os trailers revelaram mais do que deviam. A ameaça que fará os briguentos se reunirem é Doomsday, possivelmente criado por Lex Luthor a partir do corpo do General Zod (inimigo derrotado pelo Super-Homem no filme antecedente). O plano é bem parecido com aquela famosa série de quadrinhos de Alan Moore.

“Watchmen”, publicado em 1986, se passa numa realidade alternativa em que Estados Unidos e União Soviética estão quase iniciando uma guerra nuclear. Um ex-super-herói organiza um ataque de um ser interdimensional na cidade de Nova Iorque que mata milhões de pessoas e, assim, as duas super-potências fazem as pazes para enfrentar a ameaça externa. Assim como Batman e Super-Homem farão as pazes para combater Doomsday. Spoilers?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?