metropoles.com

Motim no CE: assassinatos chegam a 170 e governo afasta 230 PMs

Onda de violência completou oito dias. Além da capital, Força Nacional passou a atuar em mais dois municípios cearenses

atualizado

Compartilhar notícia

Subiu para 170 o número de assassinatos no Ceará durante o motim de policiais militares no Ceará. As autoridades de segurança contabilizaram mais 23 homicídios nesta segunda-feira (24/02/2020). O motim no estado chega ao oitavo dia nesta terça-feira de Carnaval (25/02/2020).

Três batalhões continuam fechados no estado. O motim começou na terça-feira (18/02/2020), quando homens encapuzados que se identificam como agentes de segurança do Ceará invadiram e ocuparam quartéis, depredando veículos da polícia.

O conflito começou após policiais militares reivindicarem aumento salarial acima do proposto pelo governador Camilo Santana (PT-CE). Nesta terça-feira, os municípios do Crato e Juazeiro do Norte, na Região do Cariri do Ceará, também começaram receber tropas do Exército.

Mais de 230 policiais foram afastados das funções por envolvimento no motim, com a instauração de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD). Destes, 150 são soldados, mas a lista também inclui cabos, sargentos e subtenentes.

Os afastamentos, a princípio, são preventivos e devem durar 120 dias. As investigações apuram práticas “de ato incompreensível com a função pública, gerando clamor público, tornando os afastamentos necessários à garantia da ordem pública”.

O governo federal determinou que o emprego da Forças Nacional no Ceará, na chamada Operação Mandacaru, tenha como foco a capital do estado, Fortaleza.

Entenda o caso
O estado enfrenta uma crise na segurança pública, após policiais militares realizarem motins para pedir reajuste salarial.

O Ministério da Defesa pediu às Forças Armadas que evitem o confronto com grevistas e que o comandante do Exército escolha um líder para coordenar a operação no Ceará.

A onda de violência continua, apesar dos reforços de 2,5 mil soldados do Exército e de 150 agentes da Força Nacional que atuam dentro da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?