metropoles.com

Mata Ciliar diz ter recebido ofício do governo para encerrar trabalhos

Segundo a associação, ação do Governo de São Paulo ordena retirada do local em Jundiaí e entrega de animais silvestres para autoridades

atualizado

Compartilhar notícia

Leandro Barbosa
mata ciliar (3)
1 de 1 mata ciliar (3) - Foto: Leandro Barbosa

Focada em proteção animal, a Associação Mata Ciliar, de Jundiaí (SP), divulgou neste sábado (22/1) ter recebido um ofício da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo que indefere as autorizações de instalação do local onde atua e pede que os bichos silvestres sob tutela da instituição sejam entregues às autoridades.

Segundo a Mata Ciliar, as ordens representariam o fechamento da área do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).

A entidade está há 27 anos no interior paulista e já resgatou cerca de 40 mil animais. No ano passado, 7.106 animais de 83 municípios do estado foram auxiliados pelo projeto.

Há cerca de dois anos, a área onde está a associação chegou a ser leiloada pelo governo, que retrocedeu após pressão da população e instituições de conservação ambiental.

Em maio de 2021, o consórcio de administração de aeroportos privados Voa São Paulo (Voa-SP) notificou a Mata Ciliar, com uma ação de despejo, que teria que ser cumprida em 48 horas. Na ocasião, o grupo precisaria retirar em dois dias cerca de 130 bichos de uma área de 3 hectares. A ação, entretanto, não foi em frente e aguarda julgamento no Tribunal de Justiça.

0

Veja abaixo, a nota da Associação Mata Ciliar:

O Metrópoles tentou contato com o Governo de São Paulo, que afirmou por um “erro administrativo, o documento foi parcialmente inscrito no sistema sem o parecer final”. Ainda segundo a nota, a associação recebeu uma autorização provisória para continuar com os animais e que haverá, nos próximos dias, uma reunião com a associação sobre as tratativas sobre a permanência no local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?