metropoles.com

Vem aí o bife 3D. Saiba como será a carne que comeremos no futuro

A tecnologia ainda está em fase de testes mas, caso dê certo, será boa para o meio ambiente e para a saúde do corpo humano

atualizado

Compartilhar notícia

Lukas Budimaier, Unsplash
carne6
1 de 1 carne6 - Foto: Lukas Budimaier, Unsplash

A empresa Cargill anunciou, na terça-feira (14/05/2019), um aporte financeiro de US$ 12 milhões na startup israelense Aleph Farms, pioneira no desenvolvimento de carnes feitas em laboratório. O investimento financiará o desenvolvimento de um bife 3D, que deve chegar ao mercado em até cinco anos. O objetivo da multinacional é pesquisar alternativas para o futuro – próximo – em que haverá escassez de proteínas animais.

De acordo com as informações disponíveis no site da Aleph Farms, o processo para fabricação da carne 3D consiste em recriar, em laboratório, vários tipos de células animais e, depois, juntá-las para reproduzir a textura da carne de verdade. A tecnologia é baseada no processo de regeneração dos tecidos musculares de bovinos e, no laboratório, as células são isoladas e cultivadas.

O bife 3D pode ajudar a reduzir o impacto ambiental da produção de carne e garantir maior bem-estar ao animal porque não seria necessário abatê-lo para o consumo. Por fim, a carne de laboratório também seria mais segura, pois estaria livre das doenças que acometem os animais.

Além da parceria com a Aleph Farms, a Cargill mantém outros projetos no segmento de proteínas alternativas. Desde 2017, a empresa vem pesquisando e desenvolvendo carnes cultivadas em laboratório. A multinacional também investe na produção de proteínas à base de vegetais.

(Com informações do Valor Econômico)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?