metropoles.com

Vacinação contra Covid-19 nos EUA começa semana que vem, diz Trump

Em discurso às Forças Armadas, presidente norte-americano afirmou que aplicação da vacina em grupos prioritários será iniciada neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Chip Somodevilla/Getty Images
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump
1 de 1 Ex-presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

Mesmo sem que nenhuma vacina contra a Covid-19 tenha sido liberada para uso nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump afirmou que começará a distribuir da vacina contra o coronavírus no país na semana que vem ou na próxima. “O mundo inteiro está sofrendo e nós estamos arredondando a curva. As vacinas serão entregues na semana que vem ou na seguinte”, disse Trump em discurso para as tropas norte-americanas transmitido via chamada de vídeo.

A declaração foi dada em ocasião do feriado de Ação de Graças, comemorado no dia 26 de novembro. De acordo com Donald Trump, funcionários que trabalham na linha de frente contra a Covid-19, pessoal médico e idosos serão os primeiros a serem imunizados.

O órgão de regulamentação norte-americano Food and Drug Administration (FDA), contudo, só deve avaliar o pedido de uso emergencial da vacina da Pfizer-BioNTech no dia 10 de dezembro. Sem essa autorização, a aplicação da vacina não pode ser iniciada.

Trump afirmou que a vacinação em tempo recorde só acontecerá graças a sua gestão, que teria sido bem sucedida ao pressionar a FDA a agilizar os processos. Donald Trump pediu que as pessoas não deixassem Joe Biden levar os créditos pelo feito. “Joe Biden falhou com a gripe suína, H1N1. Não deixem ele levar os créditos pelas vacinas porque as vacinas são minhas, eu pressionei as pessoas como elas nunca foram pressionadas antes e nós conseguimos as aprovações”, afirmou.

Uma vez aprovada para uso emergencial, o plano do governo dos Estados Unidos é distribuir 6,4 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech. A iniciativa governamental Warp Speed,  criada por Trump para garantir o acesso à vacina para os americanos, tem afirmado que 40 milhões de doses da vacina estarão disponíveis até o final de dezembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações