metropoles.com

Vacina da gripe e da Covid-19 ao mesmo tempo: tire suas dúvidas

Campanha de imunização da influenza começa na próxima semana. Grupos prioritários devem estar atentos para intervalo entre as doses

atualizado

Compartilhar notícia

vacina sendo aplicada
1 de 1 vacina sendo aplicada - Foto: null

Na próxima segunda-feira (12/4), o Ministério da Saúde dará início à campanha de vacinação em massa contra a gripe. Ao mesmo tempo, segue a imunização contra a Covid-19. Apesar de as duas vacinas serem diferentes, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem estar atentas para algumas particularidades.

Para evitar confusão, o governo federal decidiu começar a imunização da gripe pelo grupo que inclui crianças, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais de saúde. Idosos e professores devem ser vacinados a partir de 11/5 e, entre 9/6 e 9/7, entram as pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, trabalhadores do sistema rodoviário, portuário, caminhoneiros, forças de segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade a partir de 12 anos.

Caso chegue a vez do paciente tomar a vacina de Covid-19 ao mesmo tempo de receber a imunização contra gripe, a indicação é dar prioridade para a fórmula que protege contra o coronavírus. É preciso esperar um intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra. Caso a data da vacina da gripe seja entre as doses do imunizante contra a Covid-19, a indicação é fazer o esquema completo da vacina contra o coronavírus e esperar para receber depois a vacina da influenza.

Ana Rosa dos Santos, infectologista e gerente médica do Sabin Imunização, explica que a vacinação contra influenza deve ser realizada mesmo durante a pandemia. Também ressalta a importância das pessoas estarem com todas as outras vacinas em dia.

“É essencial cuidarmos da saúde em um momento de crise sanitária. Com mais pessoas imunizadas contra a influenza, podemos reduzir internações de quadros graves de infecção respiratória, deixando o sistema de saúde focado no tratamento dos pacientes com o Sars-CoV-2”, afirma a especialista.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?