metropoles.com

Stenio Garcia: harmonização facial pode causar septicemia?

Infectologista responde dúvida em relação a uma possível conexão entre o procedimento estético feito pelo ator e a internação 17 dias depois

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/SBT
Stenio Garcia, 91 anos, levantou polêmica na internet nesta terça-feira (14/6) ao revelar os resultados de uma harmonização facial que ele fez durante o programa Fofocalizando, do SBT. O resultado chamou a atenção da internet tanto pela idade avançada do ator como pelo aparente exagero do procedimento. Para especialistas, ambos fatores podem representar risco aos pocientes que se submetem à técnica.
1 de 1 Stenio Garcia, 91 anos, levantou polêmica na internet nesta terça-feira (14/6) ao revelar os resultados de uma harmonização facial que ele fez durante o programa Fofocalizando, do SBT. O resultado chamou a atenção da internet tanto pela idade avançada do ator como pelo aparente exagero do procedimento. Para especialistas, ambos fatores podem representar risco aos pocientes que se submetem à técnica. - Foto: Reprodução/SBT

O ator Stenio Garcia, de 91 anos, foi internado nesse sábado (1º/7) em um hospital particular do Rio de Janeiro com um quadro de septicemia aguda. Também conhecida como sepse, este quadro ocorre com o agravamento de uma infecção que se espalha pelo corpo.

Stenio foi internado apenas três semanas depois de o ator revelar que fez uma harmonização facial. O resultado do procedimento estético chamou a atenção pelo aparente exagero e ficou entre os assuntos mais comentados das redes sociais.

A proximidade entre os eventos levantou dúvidas de uma possível conexão entre a harmonização e o quadro de septicemia. De acordo com o infectologista e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Julival Ribeiro, há a possibilidade de conexão, mas ela é baixa.

“Qualquer infecção a depender da gravidade e se não tratada pode levar à infecção grave, como a sepse, mas é preciso conhecer o caso de perto para uma avaliação”, afirma Ribeiro.

Especialistas apontam que quadros de infecção não são comuns em procedimentos estéticos se comparados com ferimentos ou cirurgias. Ainda assim, há o risco de uma contaminação com origem neles.

O infectologista do Hospital Santa Lúcia Werciley Junior reforça que procedimentos dessa natureza podem causar sepse por envolver cortes e aplicações químicas, mas que elas não costumam demorar tanto a aparecer como seria a quantidade de dias entre o procedimento e a internação.

“A harmonização pode causar uma infecção, geralmente na pele. A septicemia pode ser resultado de uma infecção em qualquer lugar do corpo, então temos que saber qual foi o foco e poder preparar o tratamento com o uso dos antibióticos”, diz o infectologista.

0

Quando a harmonização pode causar infecção?

A infecção pós-harmonização só costuma acontecer quando os produtos usados estavam contaminados ou se os cuidados após o procedimento não tiverem sido feitos corretamente pelo paciente.

Uma revisão de estudos feita por biomédicos da Universidade de Sorocaba analisou os riscos da aplicação de ácido hialurônico, a base da maioria dos procedimentos de harmonização, e de que complicações eles poderiam gerar.

Os casos de infeção observados nos estudos manifestaram sintomas nas áreas de aplicação, no caso, na face. Como o quadro de Stenio Garcia é de manifestações de dores principalmente nas pernas, conforme noticiou a assessoria, a chance de que os eventos estejam conectados no caso dele parecem baixas.

Ainda assim, não é possível descartar riscos de infecção na pele após procedimentos estéticos e suas eventuais complicações.

Para prevenir que uma infecção acabe dando origem a uma septicemia, os infectologistas recomendam evitar a automedicação e o uso indiscriminado de antibióticos no dia a dia. Segundo eles, o exagero cria uma resistência bacteriana que pode limitar as possibilidades de tratamento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?