metropoles.com

Síndrome de Tourette: especialista explica condição de Billie Eilish

Cantora diz que é “exaustivo” ter Síndrome de Tourette. Entenda o que é a condição caracterizada por tiques motores e vocais

atualizado

Compartilhar notícia

@billieeilish/Reprodução
Cantora Billie Eilish com unhas alongadas - Metrópoles
1 de 1 Cantora Billie Eilish com unhas alongadas - Metrópoles - Foto: @billieeilish/Reprodução

Em entrevista para o apresentador David Letterman (Netflix), Billie Eilish falou sobre quão exaustivo é viver com a Síndrome de Tourette. A cantora de 20 anos foi diagnosticada aos 11 com o distúrbio neurológico, caracterizado por tiques motores e vocais.

O neurocirurgião do Hospital Albert Einstein Wanderley Cerqueira de Lima explica que a síndrome surge durante a infância ou adolescência, sendo o pior período entre os 8 e 12 anos de idade – fase em que Billie recebeu seu diagnóstico. De acordo com o especialista, a remissão completa ocorre em até 30% dos casos, mesmo que sem tratamento.

A Síndrome de Tourette pode ter correlação com outros distúrbios, como o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e ainda sintomas psicopatológicos, como ansiedade, impulsividade. Além disso, o médico cita também infecções, trauma físico ou psicológico e exposição a drogas lícitas ou ilícitas.

Sintomas e diagnóstico da Síndrome de Tourette

O distúrbio é crônico e manifesta-se por tiques motores e vocais, isto é, movimentos involuntários do corpo e da fala. Como explica o neurocirurgião, o diagnóstico é somente clínico, já que não existem testes laboratoriais que confirmem os casos da síndrome.

De acordo com Lima, a Síndrome de Tourette pode ter manifestações motoras e/ou vocais, simples e/ou complexas:

Tiques simples motores: caracterizado por piscamento, caretas, movimentos de torção do nariz e boca, levantar os ombros, movimentos dos dedos das mãos, sacudidelas da cabeça, pescoço ou outras partes do corpo.

Tiques simples vocais: fungar, cuspir, estalar a língua, grunhir, uivar, assobiar, gritar.

Tiques motores complexos: gestos faciais, gestos das mãos, empurrar, tocar a face, desvios oculares, beliscar, bater com a cabeça, cutucar os olhos, atos descontrolados de fazer gestos obscenos ou tidos socialmente proibidos.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações