metropoles.com

Seu filho não come alguns alimentos? Conheça a dificuldade alimentar

Fonoaudióloga explica o que é a dificuldade alimentar, distúrbio muitas vezes confundido com a seletividade. Alguns casos exigem tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem de criança sentada à mesa, se recusando a comer tomate oferecido por mulher - Metrópoles
1 de 1 Imagem de criança sentada à mesa, se recusando a comer tomate oferecido por mulher - Metrópoles - Foto: GettyImages

O período da introdução alimentar costuma ser um desafio para muitos pais e responsáveis. Enquanto a família tenta introduzir diferentes opções na rotina da criança, ela pode se deparar com obstáculos como a seletividade e a dificuldade alimentar. Mas você sabe a diferença entre cada um desses?

Segundo a fonoaudióloga Carla Deliberato, especializada em pacientes com dificuldades alimentares, o quadro de seletividade alimentar é quando a criança é relutante em aceitar alguns tipos de alimentos, seja por sabor, textura, odor ou aparência.

No geral, as crianças com seletividade alimentar toleram todos os grupos alimentares, que incluem carboidratos, frutas, verduras e legumes, e proteínas tanto de origem animal como vegetal. Por exemplo: ela não come todos os tipos de proteína animal, mas aceita frango, pelo menos.

Já a criança com dificuldade alimentar tem menos facilidade em aceitar alimentos de todos os grupos e pode chegar a desprezar um ou mais grupos alimentares inteiros. Por exemplo: ela nunca come nenhum tipo de proteína animal, independente do tipo de preparo e da situação.

“Eu recebo em meu consultório muitos pacientes com seletividade alimentar  ‘extrema’, e essa dificuldade é classificada como um distúrbio alimentar pediátrico, conforme consta na Resolução Nº 659 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, publicada em 2022. No caso da dificuldade alimentar, a criança nem quer saber ou tem interesse em um alimento novo e muitas vezes ao chegar perto dessa comida pode apresentar também náuseas e vômitos. Ela fica muito incomodada com a textura e o cheiro do alimento”, afirma a especialista.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?