metropoles.com

Será que é candidíase? Médica esclarece dúvidas sobre a infecção

A candidíase é um problema comum na vida de muitas mulheres e, em alguns casos, pode ser bastante recorrente

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
A candidíase é bastante comum, mas pode mascarar problemas de saúde. Veja o que pode desencadear o problema
1 de 1 A candidíase é bastante comum, mas pode mascarar problemas de saúde. Veja o que pode desencadear o problema - Foto: Getty Images

A candidíase é uma infecção cercada de tabus, o que gera constrangimento e, muitas vezes, dúvidas nas mulheres. Ela é causada pelo fungo candida albicans e causa secreção e inflamação na região genital, levando a episódios de coceira e desconforto.

Já a candidíase de repetição é caracterizada pela ocorrência de quatro ou mais episódios de candidíase no ano, o que é comum acontecer. Durante a fase reprodutiva, a condição atinge 5% das mulheres.

De acordo com a ginecologista, obstetra Flávia do Vale, coordenadora da Maternidade do Hospital Icaraí, esses fungos se encontram naturalmente na flora vaginal e intestinal. Na ocorrência de algum desequilíbrio do organismo, eles se proliferam.

A ginecologista revela que a candidíase não se origina por contato sexual, mas sim por desordens orgânicas, como problemas na flora bacteriana ou carência de vitaminas, por exemplo. Portanto, nada tem a ver com infecções sexualmente transmissíveis.

“Claro que é sempre importante se prevenir com o uso de preservativo a fim de evitar a propagação também de doenças sexualmente transmissíveis”, adverte a médica.

Flávia explica que na maioria dos casos, a candidíase se resolve com um tratamento simples. Isto é, seja tópico (com aplicação na vagina na forma óvulos ou cremes vaginais antifúngicos) ou oral (com dose única ou múltipla).

Leia a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?