metropoles.com

Tornar-se vegano melhora saúde do coração em 8 semanas, diz estudo

Pesquisadores de universidades dos EUA fizeram um estudo inovador com gêmeos; metade deles seguiu um estilo de alimentação vegano

atualizado

Compartilhar notícia

Alexander Spatari
Tigela com legumes, verduras e grãos nutritivos e uma mãe segurando colher
1 de 1 Tigela com legumes, verduras e grãos nutritivos e uma mãe segurando colher - Foto: Alexander Spatari

As pessoas que aderem à dieta vegana podem melhorar a saúde do coração em apenas oito semanas, afirmam pesquisadores das universidades de Stanford e da Califórnia-Irvine, ambas nos Estados Unidos.

A afirmação vem de um estudo inédito com 22 pares de gêmeos idênticos, com média de idade de 39 anos. O trabalho foi publicado na quinta-feira (30/11), na revista Jama Network Open.

Os pesquisadores optaram por fazer o estudo com gêmeos devido a genética e o estilo de vida muito semelhantes. Os participantes estavam ligeiramente acima do peso, com índice de massa corporal (IMC) médio de 25,9%. Nenhum deles era obeso ou tinha problemas cardiovasculares.

“O estudo forneceu uma maneira inovadora de afirmar que uma dieta vegana é mais saudável do que a dieta onívora convencional”, afirma o pesquisador Christopher Gardner no trabalho.

Benefícios de se tornar vegano

Para o experimento, um dos irmãos deveria seguir a dieta vegana enquanto o outro seguiria com uma dieta onívora típica, com alimentos vegetais e animais. Ambas com orientações de um nutricionista.

O peso e o sangue dos participantes foram analisados três vezes ao longo de oito semanas: no início da pesquisa, após quatro semanas e ao final.

Aqueles que aderiram à dieta vegana apresentaram o colesterol significativamente mais baixo, melhores níveis de açúcar no sangue e maior perda de peso em apenas dois meses, em comparação aos irmãos que ainda comiam carne e alimentos de origem animal.

Alimentos veganos
A proteína vegetal vem ganhando espaço mesmo entre pessoas que não são vegetarinas ou veganas

O nível de LDL (o colesterol ruim) dos veganos caiu 14%, passando de 110,7 mg/dl para 95,5 ao final dos dois meses. Para os que se alimentavam de carne, a redução foi de 118,5 mg/dl para 116,1.

Os veganos tiveram uma diminuição de 20% do açúcar no sangue e perderam, em média, 4,2 quilos a mais que os onívoros.

“Isto sugere que qualquer pessoa que escolha uma dieta vegana pode melhorar a sua saúde a longo prazo em dois meses, com a maior mudança observada no primeiro mês”, considera Gardner.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?