Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Saúde

Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF

Amostras do vírus recolhidas dos pacientes serão enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro

10/12/2020 15:57, atualizado 10/12/2020 16:33
Getty Images
coronavírus ilustração

A Secretaria de Saúde está investigando três casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no Distrito Federal. As amostras dos testes RT-PCR – considerados de “padrão-ouro” na detecção da presença do vírus Sars-CoV-2 – serão enviadas nos próximos dias para o laboratório de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A Fiocruz vai comparar se as amostras recolhidas no primeiro e no segundo exame de cada um dos paciente são versões diferentes do vírus. Apenas o exame de sequenciamento genético, que não é feito no DF, pode comprovar se os casos foram reinfecções ou se houve uma reativação do mesmo vírus no organismo do paciente.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

Ver todas as newsletters

De acordo com a nota da Secretaria de Saúde, os três pacientes se enquadram no protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para investigação. Eles tiveram dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória.

A Secretaria de Saúde não repassou informações sobre a identidade dos pacientes, mas, em novembro, o Metrópoles noticiou a provável reinfecção de um médico do Hospital das Forças Armadas (HFA) que testou positivo pela primeira vez em junho e, em novembro, recebeu novo diagnóstico para a doença.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Saúde e Ciência

Na nota enviada pela pasta, consta que os três pacientes cujos exames estão sendo investigados “são casos em que a primeira infecção ocorreu entre junho a agosto e a segunda confirmação laboratorial ocorreu entre o fim de novembro e o início de dezembro”.

Primeiro caso confirmado no Brasil
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (10/12) o primeiro caso de reinfecção no país. Uma médica de 37 anos, moradora de Natal, que atua nos serviços de Saúde do Rio Grande do Norte e da Paraíba, teve dois diagnósticos da doença confirmados nos meses de junho e outubro. A reinfecção foi atestada pelo Fiocruz.

O governo do Rio Grande do Norte investiga outros cinco casos de reinfecção nos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim.

Quanto dura a imunidade?
Os casos de reinfecção pelo coronavírus levantam dúvidas sobre quanto tempo dura a imunidade à doença. Essa é uma das questões mais importantes tanto para o desenvolvimento de vacinas como para as medidas que deverão ser seguidas para controlar novas ondas da Covid-19.

Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - destaque galeria
12 imagens
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 2
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 3
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 4
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 5
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 6
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 1
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 2
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 3
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 4
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 5
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 6
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 7
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 8
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 9
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 10
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 11
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
Saúde investiga 3 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus no DF - imagem 12
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles