metropoles.com

Renato Aragão: entenda o que é o acidente isquêmico transitório

O ator e humorista Renato Aragão foi internado após sofrer acidente isquêmico transitório. Neurocirurgião explica o que é e como prevenir

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
Renato Aragão
1 de 1 Renato Aragão - Foto: Instagram/Reprodução

O comediante Renato Aragão, conhecido como Didi Mocó, foi internado na tarde dessa quarta-feira (7/12) por conta de um Acidente Isquêmico Transitório (AIT). O ator, de 87 anos, passa bem e até mesmo gravou um vídeo para o Metrópoles tranquilizando os fãs sobre a saúde dele.

De acordo com o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças vasculares do cérebro, o AIT é semelhante a um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mas, ao contrário do AVC, o problema é revertido de forma espontânea.

“Os sintomas duram no máximo 24 horas. Na maioria dos casos, eles duram apenas alguns minutos”, explica.

O AIT é caracterizado por:

  • Dormência em um lado do corpo;
  • Tontura;
  • Dificuldade para enxergar;
  • Dificuldade ou perda da fala.

O especialista explica que o Acidente Isquêmico Transitório acontece quando uma pequena artéria é obstruída por um trombo, mas o próprio corpo consegue reestabelecer a circulação sanguínea e reverte a situação. Dessa forma, os sintomas são resolvidos naturalmente em pouco tempo.

É perigoso?

Segundo Espíndola, mesmo não apresentando risco imediato à saúde, o AIT pode ser perigoso.

“Uma pessoa que teve um Acidente Isquêmico Transitório precisa ser internada para os médicos investigarem a causa. Se não, há o risco de ela sofrer um AVC, o que gera sequelas e pode levar à morte”, explica.

Prevenção

Assim como o AVC, o AIT pode ser prevenido evitando os fatores de risco: tabagismo, obesidade, hipertensão e sedentarismo. De acordo com o neurocirurgião, diabéticos também devem estar atentos ao controle do açúcar do sangue, pois a doença também aumenta as chances de ter acidentes cardiovasculares.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?