Prematuros do HRC tiram fotos com fantasias de personagens Disney

O ensaio fotográfico foi feito em comemoração do Dia Mundial da Prematuridade, que é celebrado em 17 de novembro

Divulgação/SaúdeDFDivulgação/SaúdeDF

atualizado 31/10/2019 20:34

Um mini-Mickey Mouse daqui. Uma Minnie de sapatinho vermelho ali. A Pequena Sereia também estava lá. E, assim, o mundo encantado da Disney invadiu a UTI Neonatal do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), nessa quarta-feira (30/10/2019), em mais uma edição do projeto Ensaio Fotográfico em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. Nesta quinta-feira (31/10/2019), outros recém-nascidos também serão clicados.

Os primeiros 10 bebês fotografados estão internados na Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) e são considerados estáveis. Um deles, Henri Rodrigues, nasceu há pouco mais de 30 dias, quando a mãe, Mariane Rodrigues, estava com 31 semanas de gestação. De orelhinhas e rabinho do ratinho mais famoso da Disney, o pequeno ficou comportado para ser fotografado por um dos profissionais voluntários do projeto.

“Achei ótima essa ideia, porque mostrará às pessoas, aí fora, como é a realidade do bebê prematuro aqui dentro”, observa Mariane Rodrigues. Ela conta que tanto as fotos quanto a confecção das fantasias lhe ajudaram a passar o tempo.

Estabelecer uma atividade para ocupar o tempo é justamente um dos objetivos do projeto. “É, também, uma forma de envolver a mãe numa ligação afetiva, com ela elaborando algo para o seu bebê. Poderíamos confeccionar, mas qual seria o sentido de entregarmos uma fantasia pronta para a mãe? Esta é a função dos grupos terapêuticos, criados para dar sentido ao tempo”, observa a psicóloga da unidade e uma das tutoras do Método Canguru, Denise Percilio.

Com apenas 18 anos de idade, Maria Eduarda Rodrigues sentiu o vínculo com o filho crescer a partir da sessão de fotos. Mãe de primeira viagem, teve o parto antecipado em oito semanas. Seu bebê tem 13 dias de nascido e ainda ficará por um tempo no hospital, até ganhar peso. Com orelhinhas e nariz do Mickey, o pequeno posou tranquilo no colo da mãe. “Achei muito legal essa iniciativa. Assim, terei fotos bem bonitas com meu filho”, disse.

Projeto
O ensaio fotográfico dos prematuros do HRC começou em 2016, quando a enfermeira Mariana França viu fotos de recém-nascidos em um site americano e levou a ideia para os médicos do hospital e para o marido, que é fotógrafo e mobilizou alguns amigos.

Desde então, já são quatro anos enfeitando os prematuros e fazendo fotos dos pequenos. Na primeira edição, os super-heróis entraram em cena. No ano seguinte, Safari Baby foi o tema escolhido. Em 2018 foi o circo, e, agora, o incrível mundo da Disney.

Nesta quinta-feira (31/10/2019), uma nova sessão de fotos será realizada, com oito bebês internados na UTI neonatal. Além de entrega das fotos impressas às famílias, haverá uma exposição do material em evento preparado para o Dia da Prematuridade, no HRC, na manhã de 18 de novembro. (Com informações da Agência Saúde)

Últimas notícias