Estudo descobre por que idosos são grupo de risco para Covid e gripe

Pesquisa com células do pulmão mostrou por que pessoas idosas têm maior risco de desenvolver doenças respiratórias graves

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Freepik
Imagem em preto e branco mostra mulher idosa, de cabelos brancos, assoando o nariz - Metrópoles
1 de 1 Imagem em preto e branco mostra mulher idosa, de cabelos brancos, assoando o nariz - Metrópoles - Foto: Freepik

Idosos são um dos principais grupos de risco para algumas doenças respiratórias, como gripe e Covid-19. Em pessoas mais velhas, o que seria uma doença leve pode se transformar em um quadro grave rapidamente. Um novo estudo publicado em 27 de março na revista científica Immunity parece ter descoberto uma pista para explicar a situação.

Os cientistas da Universidade da Califórnia – São Francisco, nos Estados Unidos, observaram que as células do pulmão de ratinhos idosos podem desencadear uma resposta imunológica exagerada a infecções que seriam consideradas leves, piorando o quadro rapidamente.

A pesquisa se focou nos fibroblastos — células estruturais que ajudam a manter o tecido do pulmão funcionando. Os pesquisadores ativaram um sinal de estresse ligado ao envelhecimento nos ratinhos, o que acabou fazendo com o que os pulmões desenvolvessem bolsões de células inflamadas. Alguns desses grupos tinham inclusive o gene GZMK, identificado em casos graves de Covid-19.

Pulmão idoso x gripe

Os ratinhos foram infectados com um vírus, e desenvolveram sintomas severos, como os vistos em idosos contaminados. Quando os pesquisadores removeram as células com o GZMK, os animais toleraram melhor a infecção.

“Ficamos surpresos de ver fibroblastos do pulmão trabalhando com células imunológicas para aumentar a inflamação. A descoberta sugere novas maneiras de intervir antes que pacientes idosos tenham inflamação severa que exija intubação”, explica, em comunicado, o professor Tien Peng, um dos autores.

Os pesquisadores também analisaram tecidos do pulmão de pessoas idosas que foram hospitalizadas com Covid-19 durante a pandemia. Eles conseguiram confirmar a presença de bolsões de células inflamadas, semelhantes aos que foram observados nos ratinhos.

Os cientistas esperam que a descoberta possa ser explorada como uma nova via na pesquisa de terapias para tratar infecções respiratórias em idosos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?