metropoles.com

Piauí investiga 9 casos de infecção por variante do coronavírus

Um dos casos é de uma paciente que esteve no Reino Unido. Até agora, estado já confirmou um caso de infecção pela mutação do Sars-CoV-2

atualizado

Compartilhar notícia

ilustração
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: ilustração

O Piauí investiga nove casos de contaminação por uma das variantes do coronavírus. A informação foi divulgada neste sábado (6/3) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Segundo o comunicado, as amostras foram encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-Piauí) ao Laboratório Central da Bahia (Lacen-Bahia) para sequenciamento genético.

O envio foi feito via Projeto de Estruturação da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para a Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, responsável por investigar mutações e diferentes linhagens do SARS-CoV-2 em circulação no Brasil. Ainda não há previsão para a divulgação dos resultados.

Walterlene Carvalho, diretora do Lacen, afirma que as mutações do Sars-CoV-2 têm preocupado médicos pelo alto poder de transmissão. Segundo ela, são suspeitos de terem sido contaminados com nova variante pacientes que foram hospitalizados com sintomas graves ou leves ou que evoluíram para óbito. O objetivo do laboratório é enviar amostras semanalmente para sequenciamento na Bahia.

“O sequenciamento não é exame de diagnóstico. O protocolo deve continuar sendo cumprido. A necessidade de adoção da vacinação, o uso de máscaras, a higienização das mãos e evitar aglomerações devem continuar sendo seguidos de forma rigorosa”, reforçou Walterlene.

Por enquanto, segundo a Sesapi, somente um caso de infecção por uma variante do coronavírus foi confirmado no Piauí. O paciente foi encaminhado de Manaus, devido ao colapso do sistema de saúde vivido no estado do Amazonas. Outras seis amostras de pacientes amazonenses foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, porém os resultados ainda não foram divulgados.

O documento afirma, ainda, que o Lacen do Piauí solicitou ao Instituto Adolfo Lutz o sequenciamento genético de amostra de uma paciente do Reino Unido que esteve no Piauí. O laboratório ainda aguarda o resultado.

“O Ministério da Saúde explica que, por meio de informações como o número de acúmulo de mutações, identificação de cadeias de transmissões locais e monitoramento da taxa de transmissão, cientistas são capazes de monitorar e entender melhor as mutações que ocorrem naturalmente nos vírus”, finaliza o comunicado.

Segundo o último boletim Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, o estado registrou 1.232 casos confirmados e 22 óbitos pelo coronavírus nesta sexta-feira (5/3). Até agora, o local contabiliza 178.539 casos e 3.447 mortes.

Veja como o coronavírus ataca o corpo:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?