Pfizer pede autorização para uso de pílula contra Covid-19 nos EUA

O paxlovid é indicado para o tratamento no início da infecção de adultos com alto risco de complicações pela doença

atualizado 17/11/2021 14:36

Pílulas de remédioGetty Images

A Pfizer informou, na terça-feira (16/11), que concluiu o envio do pedido de autorização para o uso emergencial do paxlovid à Food and Drug Administration (FDA), agência de medicamentos dos Estados Unidos. O antiviral é considerado um dos medicamentos mais promissores para o tratamento inicial de pacientes da Covid-19.

Junto com o pedido, a empresa norte-americana também enviou o estudo clínico que demonstrou a eficácia de 89% da pílula na prevenção de hospitalizações e mortes de adultos com alto risco de complicações pela doença, quando combinado com o antiviral ritonavir – um medicamento usado contra a infecção pelo HIV.

“Estamos avançando o mais rápido possível em nosso esforço para colocar esse potencial tratamento nas mãos dos pacientes e esperamos trabalhar com o FDA dos Estados Unidos na revisão de nossa aplicação, junto com outras agências regulatórias em todo o mundo”, afirmou Albert Bourla, presidente-executivo da Pfizer, em um comunicado da empresa.

O medicamento da Pfizer age inativando uma enzima que o coronavírus utiliza para se multiplicar. Com esta estratégia, foi possível bloquear a infecção ainda no início entre os voluntários testados.

Produção de genéricos

No mesmo dia a Pfizer anunciou um acordo que possibilitará a produção de versões genéricas do paxlovid por fabricantes de 95 países de baixa e média renda. O Brasil não foi incluído na iniciativa.

O acordo de licenciamento voluntário entre a farmacêutica e o grupo internacional de saúde pública permitirá que fabricantes de medicamentos sejam qualificados para fazer suas próprias versões do medicamento.

Veja quais são os sintomas mais frequentes de Covid-19:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

 

Mais lidas
Últimas notícias