Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Saúde

Pesquisa: aumentar pelos no ouvido de idosos pode melhorar equilíbrio

Pesquisa da Universidade de Stanford é primeiro passo para resolver problemas no sistema vestibular que são responsáveis por quedas

15/07/2019 13:57
Compartilhar notícia
Image Source/GettyImages
Pesquisa: aumentar pelos no ouvido de idosos pode melhorar equilíbrio

Pode não parecer, mas todo o sistema de equilíbrio do corpo humano está concentrado no ouvido. É lá que fica o sistema vestibular, uma série de canais cheios de líquido que envia impulsos para que o cérebro movimente os músculos e os olhos, mantendo o corpo estável, em equilíbrio. Dentro destes tubos existem minúsculos pelos que ajudam a detectar as mudanças do ambiente externo para que os comandos cerebrais sejam iniciados imediatamente.

Ao longo da vida, os cabelinhos do sistema vestibular vão caindo ou se dissolvendo e não são repostos. Por isso, idosos costumam ter dificuldade para se equilibrar, e as quedas são grandes responsáveis pela baixa qualidade de vida deles.

Mas cientistas da Universidade de Stanford podem estar perto da solução para o problema. O grupo estudou ratos com problemas nos pelos dentro do ouvido e descobriu que um terço das células responsáveis pelo crescimento dos cabelos consegue se regenerar espontaneamente.

Manipulando os genes dos camundongos, os pesquisadores conseguiram fazer os animais regenerarem 70% dos pelos. O sistema de equilíbrio humano é muito semelhante ao dos ratos, e a mesma proteína é responsável por fazer os cabelos crescerem. “É muito animador. É um primeiro passo importante para achar tratamentos para problemas vestibulares”, afirma Alan Cheng, um dos autores do estudo ao Daily Mail.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

Ver todas as newsletters