metropoles.com

Perícia confirma relação entre morte de locutora e vacina AstraZeneca

Lisa Shaw, 44 anos, faleceu três semanas depois de receber dose da vacina, após desenvolver trombose e trombocitopenia. Caso é raro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução Twitter
Lisa Shaw, apresentadora da BBC Radio Newscastle
1 de 1 Lisa Shaw, apresentadora da BBC Radio Newscastle - Foto: Reprodução Twitter

Uma legista de Newcastle, na Inglaterra, confirmou nesta quinta-feira (26/8) que a locutora da rádio BBC Radio Newcastle Lisa Shaw, 44 anos, faleceu em maio após complicações causadas pela vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. O caso é considerado muito raro.

Lisa recebeu a primeira dose do imunizante em 29 de abril e, uma semana depois, começou a se queixar de fortes dores de cabeça. O quadro piorou nos dias seguintes e a apresentadora foi submetida a tratamento para coágulos sanguíneo e sangramento na cabeça, mas não resistiu.

“Ela recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca e, em seguida, desenvolveu trombose e trombocitopenia induzidas pela vacina – uma complicação rara e agressiva associada à vacina AstraZeneca, que foi a causa subjacente de sua morte”, escreveu a legista Karen Dilks no inquérito.

No Reino Unido foram registrados 417 casos de coagulação sanguínea após a vacina AstraZeneca em quase 50 milhões de doses administradas, segundo o órgão de vigilância médica do país.

De acordo com o jornal Daily Mail, 72 britânicos morreram após complicações com a injeção, mas o caso de Shaw é o primeiro a ter o laudo oficial de um legista comprovando a relação do óbito com o imunizante.

“Este é mais um dia difícil em uma época devastadora para nós. A morte de nossa amada Lisa deixou um terrível vazio em nossa família e em nossas vidas. Ela realmente era a esposa, mãe, filha, irmã e amiga mais maravilhosa”, disse a família da apresentadora em um comunicado divulgado após o laudo.

Veja os famosos que já foram vacinados:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?