metropoles.com

Paraná confirma quarta morte pela variante Delta do coronavírus

Mulher de 46 anos, moradora de São José dos Pinhais, foi diagnosticada com Covid-19 em 16 de junho e faleceu apenas dois dias depois

atualizado

Compartilhar notícia

NIAID/Flickr
O coronavírus
1 de 1 O coronavírus - Foto: NIAID/Flickr

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou, nessa quarta-feira (14/7), a quarta morte de uma pessoa infectada pela variante Delta do novo coronavírus no estado. A vítima tinha 46 anos e morava em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A mulher foi diagnosticada com Covid-19 em 16 de junho, um dia depois de apresentar os primeiros sintomas da doença. Ela chegou a ser internada, mas não resistiu às complicações e faleceu em 18 de junho.

A infecção pela variante Delta, encontrada originalmente na Índia, foi confirmada por sequenciamento genômico realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Agora, o estado contabiliza oito casos e quatro óbitos provocados pela cepa. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, ainda não há transmissão comunitária porque os casos são isolados em cinco municípios diferentes. A Regional Metropolitana de Saúde fará uma investigação epidemiológica dos contatos para rastrear outras pessoas que possam ter sido infectadas.

“Neste momento estamos realizando uma investigação ampliada e aprofundada no estado para a avaliação do grau de transmissão da variante Delta. É uma cepa considerada de atenção e por isso solicitamos o apoio do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus), que tem equipes especializadas em investigações que exigem resposta rápida”, informou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em um comunicado.

O primeiro caso de infecção pela variante Delta no Paraná foi confirmado em 2 de junho, em Apucarana. Uma idosa de 71 anos foi diagnosticada com a Covid-19 na segunda quinzena de abril, quando foi internada. Ela teve alta no início de maio e passa bem.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

0

 

Compartilhar notícia