metropoles.com

Paciente que recebeu chip cerebral move mouse com pensamento, diz Musk

Pelas redes sociais, Elon Musk contou que o paciente que recebeu o chip cerebral da Neuralink em janeiro se recuperou bem do procedimento

atualizado

Compartilhar notícia

Patrick Pleul – Pool/Getty Images
Foto do rosto de homem com o dedo apontado chip cerebral Elon Musk
1 de 1 Foto do rosto de homem com o dedo apontado chip cerebral Elon Musk - Foto: Patrick Pleul – Pool/Getty Images

Elon Musk afirmou, na segunda-feira (19/2), que o primeiro paciente humano que recebeu um chip cerebral da Neuralink conseguiu mover um mouse de computador com o pensamento.

Segundo o bilionário, que é dono e fundador da Neuralink, o paciente parece ter se recuperado totalmente do procedimento realizado em janeiro para a implantação.

“O progresso é bom e o paciente parece ter se recuperado totalmente, sem quaisquer efeitos nocivos que tenhamos conhecimento. O paciente é capaz de mover o mouse pela tela apenas pensando”, informou Musk durante um evento do Spaces, no X (antigo Twitter).

O objetivo agora, segundo Musk, é fazer com que o paciente realize o maior número possível de cliques de botão no mouse.

O que é o chip cerebral da Neuralink?

Desde 2016, o magnata da tecnologia trabalha na elaboração de um mecanismo implantado capaz de fazer a ponte entre o cérebro humano e o computador, em uma região cerebral que controla a intenção de movimento.

Elon Musk espera que o implante seja capaz de ler os sinais transmitidos pelos neurônios do cérebro para outras células do corpo, como os músculos e nervos, traduzindo-os em controles motores.

O objetivo inicial é permitir que as pessoas controlem um mouse ou teclado de computador usando apenas os pensamentos. Para o futuro, o empresário acredita que o dispositivo poderá ser usado para tratar doenças como obesidade, autismo, depressão, esquizofrenia, paralisias e doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

O primeiro mecanismo do tipo foi implantado em janeiro, meses depois que a empresa de neurotecnologia criada por Musk conseguiu obter aprovação para iniciar estudos com testes em humanos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?