metropoles.com

OMS investiga 348 casos de hepatite aguda misteriosa em crianças

Atualmente, a hipótese mais provável é a relação com a infecção pelo adenovírus 41F ou pelo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
gordura-figado1
1 de 1 gordura-figado1 - Foto: Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o número de casos suspeitos de hepatite aguda em crianças subiu para 348 em todo o mundo. Outros 70 casos adicionais estão em observação por autoridades locais para classificação.

No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou que investiga 16 casos em seis estados. A pasta pede que os profissionais da saúde notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito para investigação.

De acordo com a médica Philippa Easterbrook, cientista sênior no departamento de HIV e hepatite da OMS, especialistas estão avançando nos estudos sobre a origem da doença misteriosa que afeta crianças com idade entre 6 meses e 16 anos.

0

Na última semana, testes sorológicos feitos no Reino Unido mostraram que 70% dos casos são positivos para o adenovírus do subtipo 41F. Outra hipótese investigada é a infecção pelo coronavírus. Exames de biópsia de fígado também foram feitos.

“Atualmente, a hipótese principal continua sendo de um adenovírus, mas ainda temos que considerar o papel da Covid, seja com uma coinfecção ou infecção passada”, afirmou Easterbrook nessa terça-feira (10/5).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?