metropoles.com

OMS decide recomendar terceira dose para idosos que tomaram Coronavac

Imunossuprimidos também devem receber o reforço. A princípio, entidade sugere que a dose extra seja da vacina fabricada pelo Butantan

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Dose da vacina CoronaVac contra Covid-19
1 de 1 Dose da vacina CoronaVac contra Covid-19 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Após reunião do Sage, grupo que aconselha a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre vacinas, a entidade decidiu, nesta segunda-feira (11/10), recomendar a terceira dose dos imunizantes Coronavac e Sinopharm para pessoas com mais de 60 anos e imunossuprimidos. A dose extra deve ser administrada de um a três meses após o final do esquema tradicional.

Os especialistas avaliaram estudos feitos na América Latina sobre a queda da eficácia dos imunizantes. O Sage sugere que os pacientes recebam mais uma dose da mesma vacina que tomaram (no caso brasileiro, a Coronavac).

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

Segundo a OMS, cada país deve avaliar o próprio estoque de vacinas para decidir se o reforço será feito com outra fórmula. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas que receberão a terceira dose sejam imunizadas com a vacina da Pfizer.

“Ao implementar esta recomendação, os países devem inicialmente ter como objetivo maximizar a cobertura de 2 doses nessa população e, posteriormente, administrar a terceira dose, começando nos grupos de idade mais avançada”, dizem os especialistas do Sage.

O grupo de pesquisadores deve se reunir novamente no início de novembro para discutir novas recomendações sobre a terceira dose dos imunizantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?