metropoles.com

Obesidade: 4 em cada 10 brasileiros serão obesos em 2035

De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, 41% da população adulta no Brasil terão a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Itaci Batista/AE
ALIMENTAÇÃO – OBESIDADE – GORDURA
1 de 1 ALIMENTAÇÃO – OBESIDADE – GORDURA - Foto: Itaci Batista/AE

De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, divulgado na quinta-feira (2/3), 41% da população adulta no Brasil será obesa até 2035. Segundo o documento, a proporção está acima da expectativa mundial, uma vez que 24% da população do mundo todo deve apresentar a condição até 2035.

No entanto, quando o estágio de sobrepeso é incluído, a estimativa é que mais da metade das pessoas em todo o mundo apresente excesso de peso.

Para ser considerada obesa, uma pessoa apresenta o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m². Para ser enquadrada como sobrepeso, o IMC precisa estar acima de 25 kg/m². Para fazer o cálculo de uma pessoa, basta dividir o peso, em quilos, pelo quadrado da altura, em metros.

O relatório revelou ainda que a obesidade infantil pode mais que dobrar até 2035, se comparado com os dados de 2020. Além disso, os autores constataram que o aumento da doença deve ser maior em países de baixa ou média renda na Ásia e na África.

A presidente da Federação Mundial da Obesidade, Louise Baur, defende que os formuladores de políticas públicas precisam agir o quanto antes para evitar que a situação piore.

“É particularmente preocupante ver as taxas de obesidade crescendo mais rapidamente entre crianças e adolescentes. Os governos e formuladores de políticas em todo o mundo precisam fazer tudo que puderem para evitar repassar os custos de saúde, sociais e econômicos para a geração mais jovem”, afirmou ela em um comunicado.

O documento será apresentado aos formuladores de políticas das Nações Unidas e aos Estados na próxima semana.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?