metropoles.com

O pênis pode diminuir? Veja 5 fatores que podem afetar tamanho

Urologistas explicam razões que podem levar o órgão sexual masculino a diminuir ou apenas parecer menor

atualizado

Compartilhar notícia

Jordan Lye/Getty Images
Banana enolada em uma fita métrica - Metrópoles
1 de 1 Banana enolada em uma fita métrica - Metrópoles - Foto: Jordan Lye/Getty Images

O tamanho do pênis ainda é um tabu para muitos homens. E a possibilidade de que ele diminua assusta muita gente. O urologista Mario Fernandes Chammas, do Hospital DF Star, afirma que dúvidas e queixas sobre o tamanho do órgão são comuns no consultório médico.

“Eles pensam que têm um órgão pequeno, quando estão dentro da média. O tamanho médio é de 9,1 cm flácido e 13,2 cm ereto”, esclarece.

O encolhimento do pênis pode ocorrer diante de alguns fatores. E, o primeiro deles, ninguém escapa. O envelhecimento leva a uma diminuição do órgão sexual, isso porque, com o tempo, o corpo perde colágeno, que é essencial na manutenção da elasticidade da pele.

“O pênis é composto por duas estruturas esponjosas paralelas, conhecidas como corpos cavernosos. Quando elas se enchem de sangue, o pênis fica ereto e maior. Com o tempo, a capacidade de bombeamento de sangue diminui, o que afeta a qualidade da ereção de forma progressiva”, comenta Chammas.

Especialistas ouvidos pelo Metrópoles esclarecem o que pode causar o “encolhimento” do pênis:

1- Envelhecer

“O pênis é um tecido que precisa de elasticidade. A perda progressiva do colágeno pode levar a uma diminuição progressiva da elasticidade do pênis. Ademais a vascularização de uma pessoa na terceira idade também não é a mesma de alguém jovem. A ereção fica mais flácida e dá a percepção de que o pênis diminuiu”, afirma o urologista Mario Fernandes Chammas, do Hospital DF Star.

2. Fumar

O tabagismo provoca danos aos vasos sanguíneos, isso dificulta a chegada do sangue nos membros inferiores do corpo, inclusive no pênis. O urologista João Brunhara, co-fundador da plataforma Omens – dedicada à saúde masculina, explica que o hábito de fumar pode aumentar o risco de disfunção erétil.

“Ficar sem ereção por muito tempo pode levar à fibrose do pênis. A fibrose tem um conceito parecido com o da atrofia. Se o pênis não se expande, ele fica cada vez menos elástico e menor”, afirma Brunhara.

3. Engordar

O ganho de peso dá a percepção de que as extremidades do corpo são menores. “O pênis não encolhe quando você ganha peso. Trata-se apenas de uma percepção de encolhimento. Como o órgão fica fixado no pé da bacia e no local há uma concentração de gordura, a impressão é que o pênis está menor”, afirma Chammas.

0

 

 

4 – Cirurgia de próstata

Homens que passam por uma prostatectomia, retirada da próstata para tratar tumores, podem enfrentar uma redução do órgão. Os especialistas ainda não têm certeza sobre a causa exata desse fenômeno.

“Cerca de 9% dos homens que passam pela cirurgia na próstata dizem ter percebido uma alteração no tamanho do pênis. Uma boa notícia é que uma boa parte desses casos podem ser revertidos em aproximadamente um ano após a recuperação da ereção e o retorno das atividades sexuais”, afirma Chammas.

5 – Doença de Peyronie

Muitos homens apresentam um pequeno grau de curvatura do seu pênis ereto. Para quem tem a doença de Peyronie, essa curvatura é mais acentuada. A causa do problema é uma inflamação no pênis, que resulta na formação de tecido cicatricial fibroso, diminuindo o tamanho do órgão.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?