metropoles.com

Nutricionista indica 5 dietas proibidas para quem quer emagrecer

Para quem planeja perder peso, há dietas apresentadas como milagrosas e que, entretanto, não ajudam no processo de emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudia Totir/Getty Images
Nutricionista indica 5 dietas para não serem feitas por quem quer emagrecer
1 de 1 Nutricionista indica 5 dietas para não serem feitas por quem quer emagrecer - Foto: Claudia Totir/Getty Images

Para quem está buscando perder peso, nem todas as dietas são verdadeiras aliadas. Alguns regimes considerados milagrosos podem ser extremamente prejudiciais à saúde e até acabar atrapalhando o caminho até o objetivo.

Além disso, os nutricionistas indicam que alguns planos alimentares, que prometem perdas de peso muito intensas, dificilmente conseguem ser mantidos a longo prazo e os quilos perdidos podem voltar — e até com reforços.

As nutricionistas britânicas Lee Holmes e Kim Pearson indicaram, em entrevista ao Daily Mail, cinco dietas que não devem ser feitas por quem quer emagrecer e manter a saúde em dia. Confira:

1. Dietas de fome

Planejamentos alimentares baseados em uma ingestão de menos de mil calorias por dia são apontados como os principais inimigos pelo nutricionista. “Eles podem levar a deficiências nutricionais severas, uma ausência de vitaminas e minerais muito importantes para o corpo e que são esquecidos apenas pela quantidade de calorias provenientes de seu consumo”, diz Lee.

“Ao passar fome, você reduz sua taxa metabólica, obriga o corpo a trabalhar mais lentamente e a se preparar para acumular calorias. Ao voltar a comer, a tendência é fazer isso de forma muito mais intensa”, afirma Kim.

2. Shakes dietéticos

Shakes proteicos são aliados da boa forma, mas não substituem as refeições

Bebidas preparadas com o objetivo de substituir uma refeição também devem ser evitadas por quem não quer ganhar peso. Ainda tenham valor ao complementar a alimentação, especialmente no pré e no pós-treino, elas não podem substituir a alimentação natural por serem sintéticas e terem, em sua fórmula, corantes, aromatizantes e emulsificantes artificiais que podem prejudicar a saúde se ingeridos em excesso.

3. Dietas detox

Dietas que prometem limpar o corpo podem ser perigosas, de acordo com as nutricionistas. Elas apontam que muito do peso perdido é fruto de uma desidratação do corpo causada por alimentos que obrigam o intestino a trabalhar acima de sua capacidade. Elas podem causar até fraqueza e problemas digestivos.

4. Dieta Atkins

Carboidratos
Os carboidratos são fundamentais para um corpo e cérebro saudáveis

Criada por um cardiologista nos anos 1960, a dieta reduz drasticamente a ingestão de carboidratos, sendo que a maioria da alimentação passa a ser baseada em comer proteínas e gorduras de origem animal. “Pode até parecer que está acontecendo uma perda peso no início, mas estamos expondo o corpo à fome e a uma falta de nutrientes que dificilmente poderá ser mantida”, diz Kim.

5. Dieta Keto

Uma outra variação das dietas low-carb, a Keto, também chamada de dieta cetogênica, obriga o corpo a entrar em cetose, um estado em que a gordura corporal começa a ser queimada para manter o organismo ativo. “Os carboidratos não são os inimigos de quem quer emagrecer. O verdadeiro inimigo é o excesso: é comer demais e não praticar exercícios”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?