metropoles.com

Nova técnica mostra efeitos da Covid longa em pulmões de pacientes

Pesquisadores canadenses usaram gás em ressonância magnética para observar as pequenas vias aéreas e os vasos sanguíneos do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Alexander Matheson/Divulgação
Técnica especial de imagem mostra pulmão saudável (esquerda) e após COVID-19 com sequelas (direita), onde pode-se perceber manchas pretas - Metrópoles
1 de 1 Técnica especial de imagem mostra pulmão saudável (esquerda) e após COVID-19 com sequelas (direita), onde pode-se perceber manchas pretas - Metrópoles - Foto: Alexander Matheson/Divulgação

Com o aumento da quantidade de pessoas vacinadas contra a Covid-19, a próxima preocupação da comunidade científica é quanto à Covid longa. A maioria dos pacientes relata sofrer com falta de ar e fadiga mas, até o momento, os exames disponíveis mostravam que os pulmões não apresentavam danos após a infecção.

Pesquisadores da Western University, no Canadá, tentaram uma abordagem diferente para analisar os órgãos dos pacientes. Durante exames experimentais, 40 indivíduos (sendo 34 com Covid longa e seis sem) inalaram um isótopo polarizado do gás xenon, que ressona a uma frequência específica quando submetido à ressonância magnética.

O objetivo do teste era visualizar as menores vias aéreas e os vasos sanguíneos em tempo real. “O que vimos na ressonância foi que a transição do oxigênio para as hemácias do sangue estava deprimida nos pacientes com Covid longa, em comparação com as pessoas saudáveis”, explicou a biofísica Grace Parraga, uma das autoras do estudo.

Os cientistas conseguiram enxergar danos vasculares nos menores vasos do pulmão. Eles sugerem que problemas de circulação sanguínea, como a perda de flexibilidade dos vasos ou coágulos, podem estar dificultando a chegada das células aos alvéolos.

Imagem completa conseguida com uso de gás em ressonância magnética

O grupo alerta que a pesquisa é considerada pequena, e precisa ser repetida com mais pacientes para chegar a uma conclusão sobre os efeitos da Covid longa nos pulmões. O estudo foi publicado na revista científica Radiology.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?