metropoles.com

Nizam sofreu infarto aos 28 anos em visita ao dentista. Veja sintomas

Participante do BBB24 sofreu infarto durante uma visita ao dentista e disse ter sentido suor frio e baixa temperatura como sintomas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Globo
Nizan Nizam
1 de 1 Nizan Nizam - Foto: Reprodução/TV Globo

Um dos participantes mais polêmicos desta edição do Big Brother Brasil, BBB24, o internacionalista Nizam, de 32 anos, revelou aos seus companheiros de confinamento, no sábado (13/1), que sofreu um infarto aos 28 anos, durante visita ao dentista.

Após o preocupante episódio, Nizam descobriu ter nascido com uma malformação que facilitava doenças cardíacas. Em vídeo postado nas redes sociais, ele detalhou os sintomas apresentados no dia em que infartou.

“Lembro que estava com frio, mas suando muito. A secretária do dentista tirou minha temperatura e me falou que eu estava morto, de tão gelado que estava. Tinha caminhado menos de um quilômetro, mas comecei a sentir falta de ar, e veio a dor no peito. Só tive tempo de dizer: ‘Chama o doutor que eu estou infartando'”, afirma.

Sintomas de infarto

A secretária do dentista achou que fosse um ataque de pânico, já que não imaginava que infartos pudessem ocorrer com jovens. Embora o quadro ainda seja mais comum em idosos, diabéticos e pessoas com cardiopatias, dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que os casos de infarto estão crescendo entre jovens. Ocorrências envolvendo mulheres com menos de 49 anos, por exemplo, aumentaram 62% nos últimos 20 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, Nizam teve alguns dos sintomas mais conhecidos de infarto. São sinais conhecidos da condição:

  • Dor intensa e prolongada no peito, que pode irradiar para costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, braço direito;
  • Sensação de aperto no peito e dificuldade de respirar;
  • Suor frio, palidez e temperatura gelada da pele;
  • Sensação de desmaio iminente.

O caso de Nizam

No caso de Nizam, o atendimento foi realizado com rapidez, uma vez que ele foi levado pelo próprio dentista ao hospital, a tempo de passar por um cateterismo (procedimento que desobstrui o sistema circulatório), reestabelecendo a capacidade do coração de bombear o sangue corretamente.

“Me estabilizaram, viram que meu coração estava grande. Fiz uma bateria de exames durante seis, oito meses, até constatarem que eu nasci com uma condição no coração que pode ter acarretado o infarto. Só descobri depois dessa experiência de quase morte”, concluiu o brother. Ele diz que hoje está com o coração 100% saudável e não corre maiores riscos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?