metropoles.com

Lesão do ligamento cruzado anterior: entenda a contusão de Neymar

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é muito comum em atletas. Jogador se lesionou durante jogo pela Seleção contra Uruguai

atualizado

Compartilhar notícia

Guillermo Legaria/Getty Images
Neymar lesiona joelho em jogo contra Uruguai - Metrópoles
1 de 1 Neymar lesiona joelho em jogo contra Uruguai - Metrópoles - Foto: Guillermo Legaria/Getty Images

O atacante Neymar sofreu uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) no jogo dessa terça-feira (17/10), quando a Seleção Brasileira perdeu de 2 a 0 para o Uruguai. Esta parte do joelho une os ossos tíbia e fêmur, e é essencial para a estabilidade da articulação. Ele também machucou o menisco, cartilagem que age como uma almofada entre os ossos e ajuda na absorção de impactos.

O tratamento requer cirurgia, na qual os médicos substituem o ligamento lesionado por um enxerto. A taxa de sucesso do procedimento é superior a 95%. No entanto, o tempo de recuperação é longo, e o jogador pode ficar até oito meses afastado de campo.

A contusão é bastante frequente em esportes que exigem mudanças frequentes de posição, como o futebol. “O mecanismo do trauma geralmente envolve a movimentação do joelho para dentro ao mesmo tempo em que a tíbia é rotacionada para fora e o pé está preso ao chão”, detalha o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Tão importante quanto a cirurgia, é o processo de reabilitação pós-operatória. “Se realizada de maneira inadequada, a cirurgia pode comprometer o sucesso do tratamento. Esse processo envolve, principalmente, sessões de fisioterapia, com foco inicial na recuperação dos movimentos e, depois, no fortalecimento do ligamento”, afirma o médico.

0

Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?