“Não precisamos esperar uma vacina, podemos salvar vidas agora”, diz OMS

Apesar das boas notícias sobre o desenvolvimento das imunizações, diretores dizem que ainda há um longo caminho

atualizado 20/07/2020 14:16

Tedros Adhanom GhebreyesusPicture Alliance/Getty Images

Em um dia cheio de boas notícias sobre a eficácia e segurança das vacinas sendo criadas contra o coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lembrou que, apesar de o desenvolvimento ser excelente, não é preciso esperar por uma vacina para conter a pandemia. “Podemos salvar vidas agora”, diz Tedros Adhanon Ghebreyesus, diretor-geral da entidade.

O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, explica que os resultados são positivos, mas deve-se ainda testar as imunizações em larga escala, no mundo real. “Mas é bom ver mais dados e mais produtos entrando nessa fase muito importante da descoberta de vacinas”, afirma. “São bons resultados. Parabenizamos os nossos colegas.”

Os diretores lembram que outras doenças tão ou mais contagiosas que a Covid-19 foram controladas sem imunização: a varíola e ebola são dois bons exemplos. Ibrahima Socé Fall, responsável pelo rastreamento do ebola na África, esteve presente na coletiva de imprensa e explicou que esta técnica, de encontrar pessoas que tiveram contato com infectados, é essencial para lidar com o coronavírus.

0

Últimas notícias