Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Saúde

Mulher é internada com vômitos há anos e descobre síndrome inusitada

Jovem americana sentia os mesmos sintomas todos os meses, mas não respondia ao tratamento administrado pelos médicos e não tinha diagnóstico

30/01/2023 18:23
GettyImages
Imagem de mulher de camisa branca e calça azul segurando a barriga com as duas mãos - Metrópoles

Durante quase dois anos, praticamente todos os meses, uma jovem americana de 23 anos era internada com um quadro de vômitos intensos. Os sintomas eram sempre os mesmos: náusea, dor abdominal e vômitos incontroláveis.

A paciente tem diabetes, e os médicos logo associaram a situação à gastroparesia, uma condição caracterizada pela dificuldade em esvaziar o estômago de forma saudável que é comum em pacientes com dificuldade em controlar os níveis de insulina.

Porém, os exames todos voltaram negativo para a doença, e os remédios não faziam efeito. Foi só quando a jovem contou fumar maconha cerca de cinco vezes na semana que os médicos conseguiram fechar o diagnóstico: síndrome de hiperêmese por canabinoides.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

Ver todas as newsletters

A doença basicamente é causada pelo uso crônico de cannabis, e tem como principais sintomas náusea e vômitos. Apesar de muitos pacientes usarem a substância precisamente para combater o enjoo, em casos de abuso, o efeito pode ser o contrário.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Saúde e Ciência

Pessoas com a síndrome, inclusive a paciente estudada, costumam passar horas tomando banho quente, que melhora os sintomas.

A jovem parou de usar a cannabis, e os sintomas desapareceram. Porém, dois meses depois, ela voltou a fumar e a sentir náusea e vomitar intensamente. O relato do caso da mulher foi publicado na revista científica American Journal of Case Reports.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.