metropoles.com

Transplante de útero: mulher doa órgão para irmã mais nova ter filhos

Transplante de útero foi realizado pela 1ª vez no Reino Unido. Receptora terá 80% de chances de ter uma gravidez bem sucedida

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Foto colorida representativa de transplante de útero - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida representativa de transplante de útero - Metrópoles - Foto: GettyImages

Uma mulher de 40 anos, mãe de dois filhos, doou o próprio útero para a irmã mais nova realizar o sonho de ser mãe. O procedimento foi o primeiro transplante de útero realizado no Reino Unido, e é considerado um grande avanço na medicina reprodutiva.

A irmã mais nova, de 34 anos, não podia ter filhos devido a um problema de saúde. Ela tinha síndrome de Rokitansky, uma doença congênita que faz com que as mulheres nasçam sem útero.

Transplante de útero

A cirurgia foi realizada em fevereiro, no Hospital Churchill, em Oxford, na Inglaterra. A paciente teve alta dez dias depois do procedimento, mas o caso só foi divulgada nesta quarta-feira (23/8) para preservar as identidades da doadora e da receptora.

A cirurgia levou aproximadamente 18 horas. Os detalhes foram publicados na revista BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology.

 

Foto de dois cirurgiões, uma mulher e um homem, sorrindo após transplante de útero de -Metrópoles
Os cirurgiões Isabel Quiroga e Richard Smith

De acordo com a equipe médica, o procedimento foi um sucesso. O útero transplantado está “totalmente funcional” e a receptora terá 80% de chances de ter uma gravidez bem-sucedida.

A receptora afirmou estar “nas nuvens” após a cirurgia, animada com a possibilidade de aumentar a família. “Quero ter tantos filhos quanto puder”, disse.

Apesar da síndrome de Rokitansky, a paciente tem ovários e produz os próprios óvulos. Cinco deles foram coletados e congelados previamente para a realização de fertilização in vitro. O plano é implantá-los ainda este ano.

O cirurgião ginecológico Richard Smith, um dos principais médicos à frente da operação, contou ao jornal Daily Mail, que o clima era de emoção no dia da alta da paciente, dez dias após o transplante. “Estávamos todos em lágrimas”, contou Smith.

Transplantes de útero pelo mundo

Embora este seja o primeiro transplante deste tipo no Reino Unido, aproximadamente 100 transplantes de útero já foram realizados em todo o mundo. Estima-se que cerca de 50 bebês tenham nascido até agora. As primeiras operações bem-sucedidas foram realizadas em 2013 em Gotemburgo, na Suécia.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?