Minas Gerais investiga 1º caso suspeito de coronavírus no Brasil

A mulher, brasileira, veio de Xangai, na China. Rede de saúde ainda faz exames para confirmar o diagnóstico

seksan Mongkhonkhamsao/GettyImagesseksan Mongkhonkhamsao/GettyImages

atualizado 22/01/2020 17:25

O primeiro caso de infecção pelo coronavírus chinês em solo brasileiro está sendo investigado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Uma mulher brasileira de 35 anos esteve em Xangai, na China, e apresenta sintomas respiratórios compatíveis com os da doença.

“Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo coronavírus, que é micro-organismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial”, afirma, em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Belo Horizonte.

Ainda de acordo com a nota, não há indicativo de gravidade clínica, mas a paciente foi conduzida ao Hospital Eduardo de Menezes e “todas as medidas assistenciais para redução de risco de transmissão foram tomadas”. O quadro da mulher é estável.

A paciente relata que não esteve na região de Wuhan, onde a maioria dos casos aconteceu nem manteve contato com pessoas infectadas.

A mulher ainda passa por exames para confirmar ou descartar a infecção pelo vírus. No mundo inteiro, 17 pessoas já morreram por causa da doença e há registros de infectados em vários países, como Estados Unidos, Japão e Tailândia.

Últimas notícias