metropoles.com

“Menino dobrado” chinês passa por cirurgias para endireitar a coluna

Jovem chinês de 19 anos com espondilite anquilosante em alto grau ainda passará por uma série de cirurgias reparadoras

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Peking University
Foto mostra menino chinês com a coluna dobrada, Jiang Yanchen, que teve espondilite anquilosante em alto grau
1 de 1 Foto mostra menino chinês com a coluna dobrada, Jiang Yanchen, que teve espondilite anquilosante em alto grau - Foto: Reprodução/Peking University

O estudante chinês de engenharia Jiang Yanchen, de 19 anos, o “menino dobrado”, passou por duas cirurgias reparadoras para reconstruir sua coluna. O jovem tinha uma curvatura tão intensa da coluna vertebral que seu pescoço ficava permanentemente em 180 graus.

O jovem tem uma doença autoimune chamada espondilite anquilosante em alto grau. A condição leva a uma inflamação do organismo que atinge especialmente a coluna vertebral e leva a torções como as observadas nele e no “homem dobrado”.

A doença tem um componente genético, mas não acomete a todas as pessoas com a mesma gravidade. No caso de Jiang, a condição dificultava sua respiração e o impedia até de se alimentar com comidas sólidas pela forma que sua coluna comprimia seus órgãos.

Os sintomas apareceram quando o jovem ainda estava no jardim de infância. Em pouco tempo, a coluna foi progressivamente envergando a ponto de seu rosto ficar em uma altura menos elevada que o cóccix.

0

Demora no tratamento prejudicou “menino dobrado”

A espondilite anquilosante também fez com que Jiang desenvolvesse uma osteoporose grave, que dificultava o tratamento e fez com que os médicos tivessem medo de operar. O quadro piorou muito durante o isolamento social por conta da Covid-19, que atrasou ainda mais o tratamento.

As primeiras consultas para uma possível operação no Hospital da Universidade de Pequim foram em março do ano passado e o tratamento começou com uma cirurgia em maio e outra em agosto de 2023. Os cirurgiões quebraram a coluna de Jiang, e usaram uma uma estrutura metálica para dar suporte à coluna.

“O próximo estágio irá alargar a estrutura, esticando a coluna seção por seção. Vamos prender, soltar, e continuar repetindo esses passos”, conta o médico Wang Yu, responsável pelo tratamento.

A cirurgia ocorreu poucos dias antes do aniversário de 19 anos de Jiang e a comemoração ocorreu dentro do hospital, com o jovem se sentando em uma cadeira pela primeira vez. “Este aniversário é um novo começo para a vida do meu filho”, disse a mãe do jovem em entrevista ao site do hospital na ocasião. “Dei vida a ele uma vez e a equipe médica aqui lhe deu uma segunda”, concluiu.

A cirurgia ainda não é definitiva e as equipes médicas do hospital estão buscando meios de dar ao jovem mais qualidade de vida e corrigir ainda mais a curvatura da coluna.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?