metropoles.com

Medicamento contra a Covid mostra bons resultados em testes no Brasil

O remédio foi testado em 2 mil voluntários com Covid no Brasil e no Canadá e se mostrou eficaz inclusive contra novas variantes

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
mulher de máscara
1 de 1 mulher de máscara - Foto: Getty Images

Cientistas brasileiros e canadenses anunciaram, em estudo publicado em 9 de fevereiro na revista científica The New England Journal of Medicine, o sucesso do medicamento Interferon Lambda contra a Covid-19. O remédio, que é um estimulador do sistema imunológico, também se mostrou eficaz contra todas as variantes do coronavírus.

Os interferons são um grupo de proteínas que está ligado diretamente às defesas do corpo: elas funcionam como um alerta que o organismo está sendo atacado. No caso da infecção pelo coronavírus, por exemplo, a produção da substância é diminuída, permitindo que o vírus se espalhe.

O remédio é experimental, foi criado inicialmente para tratar os vírus causadores das hepatites B, C e D, e funciona estimulando a resposta imunológica do corpo contra infecções virais.

Participaram do estudo dois mil voluntários do Brasil e do Canadá, com idade média de 43 anos. Todos tiveram Covid-19, apresentaram sintomas leves a moderados, e foram atendidos na rede pública de saúde. Cerca de 84% já tinham sido vacinados contra o coronavírus.

Um pouco menos da metade dos participantes, 933 pessoas, recebeu o medicamento, e o restante, um placebo. Os que tomaram o Interferon Lambda tiveram 51% menos chance de hospitalização, quando comparados ao grupo de controle.

Além disso, os pesquisadores acrescentaram que os voluntários que receberam o remédio três dias após o aparecimento dos sintomas tiveram uma redução da internação em 65% e apresentaram 81% menos risco de morte pela doença. Entre os pacientes não vacinados que receberam o medicamento, o risco de morte reduziu 89%.

Durante o período de teste, várias variantes do coronavírus circulavam no Brasil e o medicamento se mostrou eficiente contra todas.

Para o coordenador do estudo, o brasileiro Gilmar Reis, professor de medicina da PUC Minas e associado da Universidade McMaster (Canadá), o uso de remédios que atuam no sistema imunológico, como o Interferon Lambda, podem frear a ação do coronavírus no organismo.

“A Covid-19 trouxe uma quebra de paradigmas no tratamento de infecções virais do trato respiratório. O vírus mostrou que hoje nós podemos combater de forma eficiente as complicações de uma infecção respiratória utilizando medicamentos que atuam no sistema imunológico e na inflamação”, afirma Reis, em entrevista ao G1.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?