metropoles.com

Jovem toma energético diariamente por 2 anos e passa 58 dias internado

Estudante desenvolveu falência cardíaca pelo consumo da bebida, desenvolveu falta de ar, perdeu peso e quase precisou de transplante

atualizado

Compartilhar notícia

Peter Dazeley/GettyImages
latas de cerveja e refrigerante
1 de 1 latas de cerveja e refrigerante - Foto: Peter Dazeley/GettyImages

Um jovem de 21 anos precisou ficar internado por 58 dias após tomar um energético por dia durante dois anos. Ele diz que consumia a bebida para dar conta dos trabalhos da faculdade.

O rapaz procurou um hospital após sofrer com falta de ar por meses, ter tremores, palpitações, fortes dores de cabeça e perder muito peso. Os médicos fizeram vários exames, e descobriram que ele apresentava falência cardíaca e nos rins — esta última, provavelmente se desenvolvia há anos. O britânico não tinha histórico de doenças, apenas relatou o exagero no consumo de energético.

As bebidas são conhecidas pela alta quantidade de cafeína: cada garrafa tem 160mg da substância, enquanto uma xícara de café tem cerca de 100mg.

O caso foi relatado no British Medical Journal. Os médicos explicam que energéticos podem induzir à toxidade cardíaca, o que explicaria o quadro do jovem. O paciente chegou a ser admitido na UTI e os profissionais de saúde discutiram a necessidade de transplante.

Após nove meses de tratamento, o coração do paciente parece ter voltado a funcionar corretamente. Em relato anônimo, ele sugere que mais informações sobre as consequências do uso exagerado da bebida esteja clara no rótulo.

“São bebidas viciantes e muito acessíveis para crianças. Acho que avisos e alertas, como acontece com cigarros, deveriam ser implementados para ilustrar o perigo potencial dos ingredientes“, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações