metropoles.com

Foliões têm até esta terça (30/1) para se vacinar contra febre amarela

Quem for viajar neste Carnaval para áreas consideradas de risco precisa fazer a imunização 10 dias antes

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Carnaval 2017, Olinda – PE
1 de 1 Carnaval 2017, Olinda – PE - Foto: iStock

Quem vai viajar no carnaval para áreas de risco deve apressar o passo. Deixe a caça à purpurina de lado e procure um posto de saúde ainda nesta terça (30/1). Isso porque a proteção contra a febre amarela só está garantida 10 dias depois da aplicação da dose.

Na última segunda-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a orientação para que os foliões se planejem no sentido de tomarem a vacina antes do feriado. Bahia e Rio de Janeiro, dois destinos comuns da época, estão entre as áreas de campanha priorizadas pelo governo por causa do aumento do número de casos da doença.

Segundo nota da agência, desde 2017 foram enviadas cerca de 57,4 milhões de doses da vacina para os estados. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia receberam, sozinhos, 48,4 milhões, com o objetivo de “intensificar as estratégias de forma seletiva”. O Ministério da Saúde anunciou, nas primeiras semanas de janeiro, campanhas em SP, RJ e BA.

Confira no mapa as áreas de recomendação da vacina contra a febre amarela:

Arte/Metrópoles

No Rio e em São Paulo, as doses começaram a ser aplicadas na última quinta-feira (25). Na Bahia, a campanha começa no dia 19 de fevereiro. Nesses locais – 77 municípios ao todo -, as doses aplicadas são as fracionadas. No DF, área de vacinação permanente, segundo o mapa do Ministério da Saúde, tem sido usada a inteira.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde sobre a arbovirose, já são 53 mortes por febre amarela no Brasil, de um total de 130 casos confirmados. Os dados são de julho de 2017 a 23 de janeiro de 2018. A pasta deve atualizar o número ainda nesta terça-feira (30/1).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?