metropoles.com

Fauci diz que vacinação nos EUA não pode parar por “coisas mínimas”

CDC e FDA recomendaram suspender a vacinação com o imunizante Johnson & Johnson após casos raros de coágulos sanguíneos

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Aline Massuca/Metrópoles
Campanha de vacinação na quadra do Cacique de Ramos
1 de 1 Campanha de vacinação na quadra do Cacique de Ramos - Foto: Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Após o Centro de Controle de Doenças (CDC) e o Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos recomendarem que o país pause a vacinação com o imunizante da Johnson & Johnson devido ao surgimento de coágulos sanguíneos em seis pacientes, o epidemiologista Anthony Fauci, assessor médico chefe do presidente americano, Joe Biden, afirmou, nesta terça-feira (13/4), que a vacinação não pode ser interrompida por “coisas mínimas”.

“Não podemos parar a vacinação por coisas mínimas, que muito provavelmente não têm a ver com a vacina”, disse Fauci, em coletiva de imprensa.

Na manhã de hoje, a Johnson & Johnson emitiu uma nota em que classificou os casos de coágulos como “extremamente raros” em pacientes imunizados com o medicamento. Com mais de 6,8 milhões de doses aplicadas, apenas seis pessoas relataram a possível complicação.

Ainda assim, o coordenador da resposta da Casa Branca ao coronavírus, Jeff Zients, na mesma coletiva, chamou o trabalho da FDA de “fantástico” e garantiu o ritmo de imunização contra a Covid-19 nos EUA será mantido, apesar da suspensão temporária do uso das vacinas da Johnson.

Em um comunicado conjunto, o CDC e a FDA afirmaram que vão se reunir nesta quarta-feira (14/4) com o Comitê de Aconselhamento em Práticas de Imunização (ACIP) para revisar os casos e determinar as causas dos coágulos.

Em entrevista a repórteres no Salão Oval da Casa Branca nesta terça-feira, Joe Biden assegurou que o governo norte-americano tem doses suficientes para vacinar toda a população local, mesmo com a suspensão do uso dos imunizantes da Johnson. 

Segundo Biden, além da vacina da J&J e da AstraZeneca, também investigada por casos de coágulos, há cerca de 600 milhões de doses de outros medicamentos disponíveis. “Inquestionavelmente, há vacina suficiente para 100% dos americanos”, reforçou.

Veja como é o funcionamento das vacinas contra a Covid-19:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?