Estudo: vista para jardim diminui desejo por comida, cigarro e álcool

Pesquisadores da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, acreditam que a natureza pode ajudar a lidar com emoções e a diminuir desejos

Felipe Menezes/Metrópoles

atualizado 17/07/2019 19:06

Morar perto de um parque ou jardim pode ajudar a diminuir a vontade de comer chocolate ou de consumir cigarros e álcool. A descoberta foi feita por especialistas da Universidade de Plymouth, na Inglaterra. Por meio de uma pesquisa on-line, a equipe comparou o local de moradia aos desejos relatados pelos respondentes.

O estudo mediu a proporção de espaço verde no bairro de cada um dos participantes, a quantidade de plantas que eles podem ver da janela, a proximidade e a frequência com que visitam parques, então comparou essas informação aos desejos mais frequentes que eles relataram. O resultado foi que, quanto mais acesso à natureza, menos vontades assim as pessoas têm. Álcool, cigarro, cafeína e comida são desejos mais fortes entre aqueles que não têm contato frequente com a natureza.

“É o primeiro estudo a explorar esta ideia e pode ter um leque de implicações para a saúde pública e para programas de proteção ao meio ambiente no futuro”, afirma Leanne Martin, a pesquisadora responsável pelo estudo, ao Daily Mail.

“Desejos contribuem para uma variedade de comportamentos que fazem mal à saúde, como fumar, beber demais ou ingerir muito fast-food. Esses hábitos implicam em alguns dos maiores desafios da nossa época, incluindo câncer, obesidade e diabetes”, complementa a professora de psicologia Sabine Pahl, que também participou da pesquisa. Para elas, os resultados podem ser importantes para fomentar políticas públicas para aumentar a área verde das cidades.

Últimas notícias