Estudo indica 7 hábitos para reduzir risco de demência

Seguir um estilo de vida saudável se mostrou o caminho para evitar transtorno neurocognitivo, mesmo em pessoas com pré-disposição genética

atualizado 26/05/2022 13:37

ilustração: cérebro malhando - Metrópoles Getty Images

Pesquisadores da Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos, listaram sete hábitos de vida saudáveis que podem fazer com que uma pessoa tenha o risco de desenvolver demência reduzido em até 43%.

De acordo com o estudo, publicado nessa quarta-feira (25/5) na revista Neurology, o risco é consideravelmente menor para pessoas que conseguem controlar a pressão arterial, o açúcar no sangue e o colesterol, são ativas fisicamente, seguem uma dieta saudável, mantêm o peso controlado e não fumam.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
0

Para medir a influência dos hábitos de vida na saúde do cérebro, a professora Adrienne Tin analisou dados médicos de aproximadamente 12 mil pessoas com média de idade de 50 anos que foram registrados durante três décadas.

Os participantes receberam uma pontuação de acordo com a intensidade com a qual aderiam a cada um dos sete hábitos listados. Ao cruzarem as informações de saúde, os pesquisadores constaram que entre os voluntários mais saudáveis ​praticamente não havia casos de demência.

Eles concluíram que o estilo de vida ajuda, inclusive, ajuda as pessoas com pré-disposição genética a evitar o transtorno neurocognitivo. Ao final da pesquisa, 2.234 pessoas desenvolveram demência.

Os pesquisadores recomendam uma dieta rica em vegetais, frutas e nozes para garantir a saúde, evitando o consumo de bebidas ricas em açúcar e de carnes processadas e gordurosas. De acordo com o trabalho, o corpo deve ser estimulado com, ao menos, 150 minutos de exercícios moderados por semana, ou 75 minutos de exercícios vigorosos.

Os 7 hábitos que evitam a demência:

  • 1 – Controlar a pressão arterial;
  • 2 – Controlar o açúcar no sangue;
  • 3 – Manter o colesterol em níveis adequados;
  • 4 – Controlar o peso;
  • 5 – Manter uma dieta saudável;
  • 6 – Praticar exercícios físicos;
  • 7 -Não fumar.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias