metropoles.com

Espremer espinha no nariz pode causar infecção cerebral, afirma médico

Médico tiktoker alerta que espremer uma espinha no “triângulo da morte” pode favorecer infecções por bactérias capazes de levar à morte

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem mostra mulher com uma toalha na cabeça espremendo uma espinha na lateral do nariz - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra mulher com uma toalha na cabeça espremendo uma espinha na lateral do nariz - Metrópoles - Foto: GettyImages

Ter uma espinha no nariz é algo que pode afetar a autoestima das pessoas, que geralmente tentam espremê-la o mais rápido possível. Entretanto, o médico tiktoker Ever Arias, residente na University of California Irvine Medical Center, nos EUA, afirma que a ação aparentemente inofensiva pode resultar em uma infecção grave, atingindo até o cérebro.

“Manipular acnes no nariz é algo que você não deve fazer em hipótese alguma, pois pode causar uma séria infecção. Algumas pessoas chamam essa região da face de ‘triângulo da morte‘”, alerta Arias.

O vídeo em que o médico fala sobre os perigos em espremer espinhas ultrapassou um milhão de visualizações em menos de um mês. Nele, Arias explica que o “triângulo da morte” é uma região da face que vai desde o início do nariz até ambos os cantos da boca.

Nesta área está o nervo facial, que se conecta ao seio cavernoso, uma rede complexa de veias que vai para a base do crânio e a parte frontal do cérebro. Quando se espreme uma espinha, é criada uma lesão em camadas mais profundas da pele que pode servir como porta de entrada para bactérias. Uma vez dentro do corpo, elas podem migrar para órgãos importantes e causar infecções.

Confira dicas para evitar acne

Quando no cérebro, pode acontecer a formação de coágulos sanguíneos incomuns, conhecidos como trombose do seio da queratina, ou o desenvolvimento de abscessos cerebrais. Um quadro grave causado por bactérias é a meningite, por exemplo, uma infecção que afeta as camadas finas de tecido que cobrem o cérebro e a medula.

“A razão para o nome ‘triângulo da morte’ é porque estourar uma erupção cutânea no local já resultou em alguns casos de pessoas que perderam suas vidas”, esclarece o médico.

Arias adverte que embora quadros graves causados por espinhas sejam raros, é altamente desaconselhado manipular acne com as mãos no local devido aos graves riscos envolvidos. As consequências podem ser fatais, com uma taxa de mortalidade considerável.

0

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações