metropoles.com

Entre 200 países, Brasil é o 91º mais seguro contra coronavírus, diz estudo

Empresa de investimentos analisou 130 indicadores para definir ranking de segurança. América do Sul é uma das regiões que mais preocupam

atualizado

Compartilhar notícia

Peter Zelei Images/GettyImages
coronavírus em mapa do undo
1 de 1 coronavírus em mapa do undo - Foto: Peter Zelei Images/GettyImages

A pandemia do novo coronavírus atingiu fortemente a maioria dos países do globo. Porém, algumas nações lidaram com a situação melhor do que outras, e a robustez da economia e do sistema de saúde fizeram a diferença no combate à Covid-19.

Neste momento, em que algumas nações vão saindo do isolamento, o consórcio de investimento Deep Knowledge Group fez um levantamento dos países mais seguros para se estar. Foram levados em consideração 130 parâmetros qualitativos e quantitativos, como eficiência da quarentena, monitoramento e detecção, proporção de médicos por habitantes, incidência de comorbidades na população e eficiência do governo.

São 200 países na lista. Os cinco mais seguros são Suíça, Alemanha, Israel, Singapura e Japão. O Brasil está em 91º lugar. No fim da tabela, encontram-se Sudão do Sul (200º), Ruanda (199º), Mali (198º), Chade (197º) e Afeganistão (196º).

Há uma diferença interessante no ranking: no começo da pandemia, os países que tinham respostas mais rápidas à crise e estavam preparados para emergências ficavam mais acima na lista. Agora, nações com economias robustas tomam a frente.

O grupo entende ainda que países da América do Sul, África Sub-Saariana, Oriente Médio e Sudeste Asiático são os mais arriscados no momento. Interessante notar também que a China, onde surgiram os primeiros casos, está em sétimo lugar. Espanha (45º), Itália (53º), Estados Unidos (58º) e Reino Unido (68º), que chamaram a atenção pelo número de infectados, se encontram à frente do Brasil.

O objetivo do levantamento é ajudar os governos a entender a situação, evitar os erros cometidos em outras regiões e aplicar soluções encontradas em outros países para diminuir a incidência da Covid-19.

ranking segurança covid

segunda parte do ranking de segurança covid-19

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?