Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Saúde

Engolir chiclete não faz mal à saúde e goma não gruda no estômago

A ciência afirma que grande parte da goma é degradada no intestino e parte sintética do chiclete é eliminada nas fezes

25/06/2026 18:14
Compartilhar notícia
Magnific
Imagem mostra mulher de cabelos soltos fazendo uma bolha de chiclete - Metrópoles

Um dos maiores mitos contados na infância é que engolir chiclete faz um mal terrível à saúde. A goma não gruda no estômago e nem fica no órgão durante anos, de acordo com a ciência.

O sistema digestivo humano degrada grande parte do chiclete. As partes que não são dissolvidas, como resinas e outros ingredientes sintéticos, passam pelo intestino como uma massa coesa e, em poucos dias, o chiclete sai nas fezes.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

Ver todas as newsletters