metropoles.com

Dieta sem glúten: quem deve fazer e quais são os benefícios

A dieta sem glúten traz vários benefícios para pessoas que possuem intolerância à proteína. O diagnóstico é feito por exames de sangue

atualizado

Compartilhar notícia

AstrakanImages/Getty Images
Mulher colocando alimentos na mesa
1 de 1 Mulher colocando alimentos na mesa - Foto: AstrakanImages/Getty Images

A dieta sem glúten se tornou popular nos últimos anos por prometer perda de peso aliada a bem-estar. O glúten é uma proteína presente em cereais e, na nossa alimentação, é ingerido, principalmente, por meio de pães, massas e bolos. O glúten não é essencial para o corpo, e pode ser substituído, desde que sob a orientação de um profissional de saúde.

A nutróloga Marianna Magri explica que novas pesquisas têm mostrado a relação da proteína com problemas digestivos. A intolerância ao glúten provoca sintomas como gases, dor no estômago, diarreia ou prisão de ventre. No entanto, a condição costuma ser subdiagnosticada, pois os sintomas são semelhantes aos de várias outras enfermidades.

De acordo com a especialista, a intolerância ao glúten pode se manifestar como doença celíaca (DC), sensibilidade ao glúten não celíaca e alergia ao trigo. A doença celíaca, manifestação mais grave do problema, inclui sintomas como anemia, dermatite herpetiforme (lesões bolhosas na pele), lesões na boca, cansaço, formigamento nas mãos e pés, alterações de humor e dor nas articulações, entre outros.

“As pessoas que têm sensibilidade ao glúten geralmente sofrem de fadiga crônica. Isso ocorre porque o consumo de produtos com glúten danifica seu intestino, o que, por sua vez, prejudica a absorção de vários nutrientes, incluindo o ferro. Esta deficiência leva à anemia, que resulta em fadiga. Mudar para uma dieta sem glúten vai restaurar o intestino e melhorar a absorção de nutrientes e os níveis de energia”, destaca a especialista.

Como saber se tenho intolerância ao glúten?

Em geral, se usam exames de sangue que medem a resposta do paciente a níveis controlados de glúten. Os mais utilizados são anticorpo antitransglutaminase, anticorpo antiendomísio, anticorpo antigliadina e estudos moleculares DQ 2 e DQ 8.

Benefícios da dieta sem glúten

Para pessoas que têm intolerância ao glúten, retirá-lo da dieta traz vários benefícios como:

1 – Melhora os níveis de energia;
2 – Promove perda de peso saudável;
3 – Elimina o inchaço;
4 – Reduz as dores de cabeça rotineiras;
5 – Diminui a depressão;
6 – Beneficia a saúde da pele;
7 – Reduz a queda de cabelo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações