metropoles.com

Dia da Tireoide: saiba principais sinais de distúrbios na glândula

A tireoide possui funções vitais para o organismo. No entanto, diversos distúrbios podem atingir a glândula

atualizado

Gettty Images
Imagem de corpo humano mostra nódulos na tireoide e pescoço inchado. A tireoide é representada na cor lilás-Metrópoles

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão. Ela é vital para o funcionamento do organismo e a data 25/5 é chamada de Dia Internacional da Tireoide e está dedicada à divulgação de informações sobre o assunto.

A tireoide é responsável por produzir os hormônios tireoidianos. São eles que controlam o metabolismo do corpo e são importantes para o crescimento e desenvolvimento, regulação do peso, temperatura corporal, batimentos cardíacos, níveis de energia e, além disso, funcionamento do sistema nervoso central.

Existem diversos distúrbios que podem afetar a tireoide, sendo os mais comuns o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios suficientes, levando a uma diminuição no metabolismo. Por isso, o paciente pode apresentar sintomas como fadiga, ganho de peso, constipação, pele seca, queda de cabelo, entre outros.

Já o hipertireoidismo ocorre quando a glândula produz hormônios em excesso, aumentando o metabolismo e causando sintomas como perda de peso, aumento da frequência cardíaca, tremores, ansiedade, irritabilidade, entre outros.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Saiba mais sobre o assunto no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.






Quais assuntos você deseja receber?