Nesta segunda-feira (18/10), o Reino Unido contabilizou mais de 49 mil novos casos de Covid-19, o maior número nos últimos três meses. Segundo as autoridades de saúde do país, a alta se dá, em parte, pela chegada de uma nova subvariante da Delta, a cepa do coronavírus mais comum no mundo.
Cerca de 15% mais transmissível, a AY.4.2 ainda não recebeu um nome oficial, mas vem sendo tratada informalmente como Delta Plus — porém, uma outra cepa já tinha recebido esta nomenclatura. O Reino Unido estima que 8% dos novos casos sequenciados aconteceram pela infecção com a subvariante.
“Esta é, potencialmente, uma linha mais infecciosa, mas não se compara com o que vimos com a Alfa (conhecida previamente como variante britânica) até o momento. Estamos falando sobre uma mudança sutil, e que está sob investigação”, explica Francois Balloux, diretor do Instituto de Genética da University College London.
Saiba mais sobre as variantes do coronavírus:

Com o passar dos meses, o coronavírus sofreu mutações para continuar infectando as pessoasGettyImages

Surgiram inúmeras variantes do vírus, mas a OMS considera quatro como sendo de "preocupação"Getty Images

Ainda não se sabe se as mutações tornam o vírus mais eficiente em fugir da proteção oferecida pelas vacinasGetty Images

Ela é mais transmissível do que o vírus original, e foi responsável por uma alta nos casos em vários países Freepik/Reprodução

Cerca de 73% dos pacientes que tiveram Covid-19 apresentam sintomas nos meses seguintes à infecção, segundo a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos CDC/Unsplash

A versão Beta não apresenta alta transmissibilidade, mas é a mais eficiente em driblar as defesas do corpoCallista Images/Getty Images

A variante Gama é a brasileira, conhecida anteriormente como P.1Andriy Onufriyenko/GettyImages

Ela também é mais transmissível, mas não é responsável por quadros mais graves da infecçãoGettyImages

Países têm aumentado restrições para conter avanço da nova cepaGettyImages

São pelo menos 50 mutações, entre as quais 32 ficam localizadas na proteína Spike, usada pelo coronavírus para invadir as células Getty Images

As vacinas disponíveis até o momento funcionam contra a maioria das variantes, ainda que não tenham 100% de eficácia contra elasGetty Images
Em entrevista à Radio4, ele explica que não é preciso entrar em pânico, mas que a nova cepa pode ser a mais infecciosa a ser identificada desde o começo da pandemia. “Ela pode ser sutilmente mais transmissível, mas ainda não é algo completamente desastroso como vimos previamente com a Alfa e Delta“, diz o especialista.
O porta-voz do primeiro ministro do Reino Unido Max Blain afirma que o governo está acompanhando de perto o desenvolvimento da variante, mas ainda não há evidências suficientes para confirmar a capacidade de transmissão da cepa. “Não hesitaremos em agir se necessário”, confirma.