metropoles.com

Covid-19: enxofre, sugerido a Bolsonaro como cura, é tóxico e causa desmaio

Especialistas alertam sobre riscos à saúde e reforçam que ainda não há remédio capaz de prevenir contágio do coronavírus ou curar a infecção

atualizado

Compartilhar notícia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi surpreendido por uma sugestão de cura para a Covid-19 feita por uma apoiadora, conforme mostra um vídeo que circula nas redes sociais desde o início da semana. De acordo com a mulher, enxofre mataria o vírus e se colocou à disposição para servir de cobaia. Desconfortável com a situação, o chefe do Executivo prometeu a ela uma conversa com o Ministério da Saúde.

A cura milagrosa levada pela mulher – ela disse que conversa com Deus desde os seis anos e foi Ele quem sugeriu o enxofre -, porém, não está relatada em nenhum estudo contra o novo coronavírus. Ao contrário, o elemento químico é nocivo ao corpo humano por ser tóxico.

“Não há qualquer comprovação de eficácia do enxofre para Covid-19. A ingestão em excesso pode causar desconforto abdominal. Em grandes doses, também pode causar náuseas, dor de cabeça e perda da consciência”, alerta o o infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Atualmente, há milhares de medicamentos e princípios ativos sendo pesquisados por laboratórios no mundo inteiro, e nenhum deles encontrou, por enquanto, remédio que, comprovadamente, cure o coronavírus ou diminua o tempo de internação.

David Urbaez, médico infectologista do Laboratório Exame, reforça o perigo de acreditar em enxofre como cura para a Covid-19. “Esse é um pensamento mágico do mal, um sintoma de decomposição dessa estrutura de raciocínio da população. Fazer uso de enxofre para uso oral? Ele é altamente tóxico”. Ele completa: “O paralelo disso (enxofre) é igual ao Trump (presidente dos Estados Unidos) falar sobre desinfetante e as pessoas saírem por aí para comprar desinfetante. Não existe isso”.

Desaconselhado para uso oral, o enxofre é usado em múltiplos processos industriais como na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha.

Abordagem

O encontro entre a apoiadora e Bolsonaro ocorreu na saída do Palácio da Alvorada. A mulher, que se diz moradora de Santa Helena, no Paraná, tem 38 anos e é mãe de três filhos, chama a atenção do presidente ao dizer que tem a cura para a Covid-19.

“Eu trouxe a cura do coronavírus e eu coloco a minha vida à disposição. Eu tenho 38 anos, sou mãe de três filhos e não estou aqui para brincar. Deus fala comigo desde os seis anos. Deus quer honrar esse país, Deus quer te exaltar na presença de todos os povos e nações. Não preciso que acreditem em mim, só preciso que ponham à prova. Podem injetar o vírus em mim, eu assumo todas as responsabilidades”, disse a mulher ao presidente.

Depois disso, ela insistiu com Bolsonaro até ganhar a promessa de ser atendida pelo Ministério da Saúde. “Por que os médicos não falam sobre a reposição de enxofre? Sabia que quando a pessoa usa um dente de alho cru aumenta a imunidade? Porque é rico em enxofre. O terceiro mineral mais importante do corpo é o enxofre. Essa é a cura. É a reposição. O enxofre mata o coronavírus e o enxofre previne contra um monte de doenças e bactérias, um monte de vírus”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?