Coronavírus: Saúde lança nota técnica sugerindo evitar ibuprofeno

Pasta afirma que há poucos artigos científicos sobre o assunto, mas "diante das incertezas", é melhor optar por outros analgésicos

atualizado 18/03/2020 15:22

Em nota técnica publicada na tarde desta quarta-feira (18/03), o Ministério da Saúde passou a recomendar que a população evite o uso de ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteroidais em caso de coronavírus.

A pasta afirma que não há estudos científicos suficientes, mas que, diante das incertezas e da lacuna de evidências comprovadas, é melhor utilizar outras medicações analgésicas, como paracetamol e dipirona. “A automedicação deve ser expressamente evitada”, diz o documento.

A nota técnica diz ainda que pacientes que fazem tratamentos com medicamentos inibidores de enzima conversora de angiotensina (IECA) ou bloqueadores de receptores de angiotensina (BRA) não devem interromper seus tratamentos, principalmente sem recomendação médica.

A decisão está em consonância com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que também recomendam o não uso de ibuprofeno neste momento.

Últimas notícias