Coronavírus: padre morre após dar respirador a paciente jovem

Giuseppe Berardelli havia recebido o aparelho de fiéis de Casigno, na região da Lombardia, a mais atingida por Covid-19 na Itália

Giuseppe BerardelliReprodução/Twitter

atualizado 24/03/2020 13:50

Um padre italiano de 72 anos morreu no norte da Itália após complicações do novo coronavírus. Segundo informações de um consultor do Vaticano a jornais locais, ele tinha um respirador comprado por paroquianos, mas havia entregado o aparelho a um paciente mais jovem que ele não conhecia.

Giuseppe Berardelli era natural de Casigno, na região da Lombardia, a mais atingida pela doença na Itália. A morte ocorreu em um hospital local, dias após ele ser diagnosticado com a Covid-19.

0

O respirador que ele havia ganhado está em falta na região. Os fiéis doaram o equipamento porque estavam preocupados com o estado de saúde de Berardelli, de acordo com a revista de notícias italiana Araberara.

Há relatos de que o padre deu o respirador para um jovem que estava lutando para respirar. Ainda não se sabe a identidade nem o estado de saúde desse paciente.

“Mártir da caridade”

O caso extraordinário foi confirmado pelo padre jesuíta James Martin, dos Estados Unidos, que também consultor do Secretariado de Comunicações do Vaticano.

Os fiéis o destacaram como “mártir da caridade”. Na igreja, ele era reconhecido por sua caridade e amor por motocicletas. Giuseppe Berardelli está entre os cerca de 60 sacerdotes na Itália que morreram de Covid-19, a maioria com mais de 70 anos.

Cerca de 5.476 pessoas morreram após testes positivos para coronavírus em todo o país, com mais de 59 mil casos confirmados.

Últimas notícias