metropoles.com

Coronavírus: Itália registra 29 mortes e 1.049 casos confirmados

De acordo com a Defesa Civil italiana, vítimas que morreram eram idosas e maioria sofria de outros problemas de saúde já existentes

atualizado

Compartilhar notícia

Balanço divulgado neste sábado (29/02/2020) pelo governo da Itália mostra que Covid-19, doença causada pelo coronavírus, já matou 29 pessoas no país europeu. Além disso, de sexta (28/02/2020) para este sábado, o número de casos confirmados subiu de 888 para 1.049.

De acordo com o Defesa Civil da Itália, todas as vítimas que morreram eram idosas e a maioria sofria de outros problemas de saúde.

Em relação às medidas adotadas para enfrentar a situação, o governo italiano determinou que escolas situadas nas regiões de Lombardia, Veneto e Emilia Romagna – locais onde há surto da doença – permanecerão fechadas por uma semana, reabrindo apenas na segunda-feira (09/03/2020).

A Itália é o terceiro país com mais casos de coronavírus, atrás apenas da China (mais de 79 mil), onde a epidemia teve início, e da Coreia do Sul (mais de 3 mil).

EUA anunciam medidas restritivas
Também neste sábado, durante pronunciamento nacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou medidas restritivas para combater a propagação do vírus no país norte-americano. Entre as ações está a proibição de viagens de cidadãos do país para o Irã, a Itália e a Coreia do Sul.

Trump ainda afirmou que está estudando “seriamente” impor restrições de entrada de pessoas pela fronteira com o México, que tem 22 casos confirmados. Além disso, todos os voos para China estão suspensos.

Nesta tarde, os EUA registraram a primeira morte pelo coronavírus no país. Trata-se de uma mulher que não teve a identidade divulgada. O país norte-americano tem 62 casos confirmados da doença.

Casos no Brasil
No Brasil, o Ministério da Saúde investiga 207 casos suspeitos da doença e descartou outros 79. Até o momento, dois casos foram confirmados em São Paulo. Os dois pacientes estiverem recentemente na Itália.

Na noite dessa sexta-feira (28/02/2020), o ministério divulgou uma lista de empresas que fornecerão insumos hospitalares, como álcool em gel, óculos de proteção e luvas, para reforçar o combate ao coronavírus.

Conforme o documento, 12 empresas serão contratadas, sem licitação, e dividirão R$ 7.247.400,00. A dispensa da concorrência, segundo a publicação, se dá com base em lei sancionada no início de fevereiro, que “dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública” surgida em razão da proliferação do coronavírus.

Além disso, o governo abriu prazo para que empresas interessadas apresentem propostas para fornecer equipamentos hospitalares, como 20 milhões de máscaras cirúrgicas e 12 milhões de aventais hospitalares, dez monitores multiparamétricos, sete ventiladores pulmonares, dois desfibriladores, entre outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?